Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!


Envie a sua questão

Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.
pesquisar neste blog
 
Artigos
Temas

2014

adução

alterações biomecânicas

amputações

anteversão femural

app

áreas de intervenção da podologia

associação portuguesa de podologia

barça

barcelona

bebés

bem estar

biomecânica

bolhas

bromohidrose

calçado

calçado adequado

calçado ideal

calçado inadequado

calçado infantil

calçado para criança

calos

calosidades

características calçado

check up podológico

citações

coma diabético

comichão

como escolher o calçado

congresso

cuidados com o pé diabético

curiosidades

dermatofitia

dermatomicose

diabetes

diabetes mellitus

diabético

dieta do diabético

doctor of podiatrist medicine

dor nos pés

dor pés

dpm

excesso de transpiração

fasceíte plantar

fotografias

fotos

fotos de pés

fungos

glicose

gretas

helomas

hierhidrose

higiene

higiene do pé diabético

hiperhidrose

hipoglicémia

insuficiência de tecido adiposo

insulina

joanetes

mau cheiro

micose

micose nas unhas

micoses

micoses nas unhas/onicomicoses/fungos

neuroma de morton

onicomicose

onicomicoses

ortóteses

ortóteses plantares

palmilhas

papiloma vírus

papiloma virus

pé boto

pé cavo

pé chato

pé de atleta

pé diabético

pé plano

pele seca

pés

podiatra

podiatras

podiatria

podiatrist

podologia

podologia em portugal

podologista

podologistas

podólogo

podólogos

prurido

regulamentação da profissão

saltos altos

sapatos

sevilha

unha encravada

unhas encravadas

verruga

verrugas

todas as tags

Quarta-feira, 18 de Março de 2009
Pé Plano / Pé Chato / Alterações Biomecânicas

O pé plano conhecido vulgarmente por pé chato é uma alteração da estrutura do pé que leva à diminuição ou ausência da curvatura ou arco longitudinal interno do pé (“barriguinha”).

É uma das patologias que provocam mais alterações no pé devido ao exagerado movimento de queda do pé “para dentro” – pronação excessiva.

Clinicamente a sintomatologia do pé plano pode manifestar-se por: quedas frequentes; deformações ósseas (hallux valgus e joante, entre outras); claudicação (mancar/cochear); cansaço físico; dores lombares; dores na planta do pé, nomeadamente a nível do arco interno (a “Barriguinha”); etc. Contudo exitem várias formas clínicas de pé plano, o que significa que podem originar sinais e sintomas diferentes.

O uso de suportes plantares personalizados (palmilhas) é uma das formas de tratamento corrigindo ou compensando do pé plano.

Os suportes plantares devem ser realizados por um podologista, mediante a prévia realização de um estudo biomecânico estático e dinâmico (avaliação clínica específica para este tipo de alterações) e um molde plantar de cada pé, através do qual se confecciona o suporte plantar personalizado.

        

 

                               

 



publicado por Dra. Joana Azevedo às 11:11
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Sílvia Moura a 11 de Abril de 2009 às 19:50
Olá Dr Joana :) Chamo-me Sílvia Moura e tenho 17 anos. Estava a pesquisar no google sobre o pé boto e descobri o seu blog. Estive a ler os posts e os comentários e, como já tinha lido algures, apercebi-me que o método Posenti traz resultados bastante favoráveis. Acontece que nasci com o dito pé boto (só um, o direito), e não adoptaram cmg a mesma estratégia de tratamento de Posenti. Fui operada aos 9 meses, depois pelos 11/12 anos e pela terceira vez aos 14/15 e as melhoras foram bastante claras e hoje em dia faço tudo o que alguém com o pé normal faria sem qualquer problema. O que realmente me incomoda é o aspecto do pé (cicatrizes) e o facto de não poder usar qualquer calçado, tendo de usar sempre sapatilhas. Não sei se me pode ajudar neste problema, mas achei por bem contacta-la na mesma e deixar aqui o meu exemplo para todos os leitores :) Um imenso Obrigada.


De Dra. Joana Azevedo a 16 de Abril de 2009 às 16:29
Cara Silvia,

As sequelas do pé boto podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa.
Pelo que percebo, no seu caso, o que mais a incomoda são as cicatrizes e a restrição no tipo de calçado.
Hoje em dia com os avanços da cirurgia estética, já podemos minimizar muito o aspecto das cicatrizes. Talvez um cirurgia plástico a possa ajudar nesse campo da questão.
Quanto ao calçado, pode e deve tentar usar outro tipo de calçado para além dos ténis. Os sapatos ECO, AEROSSOLES, HUSH PUPPIES, CAMPER, GEOX, ARA, HORAS COMODAS, 24 HORAS, entre outros, apresentam uma vasta gama de sapatos apropriados a pés com problemas, pelo que recomendo que procure este tipo de calçado e talvez descubra algum modelo adapatado ao seu tipo de pé.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De João santos a 10 de Novembro de 2011 às 01:24
Tenho esporão calcaneo o Dr. não receitou nenhum tipo de medicamento, nem palmilha,nem mesmo que calsado é apropriado, nem falou se o meu pé chato ou que tipo é obrigado pelas informações..


De JOSE THEOBALDO TEODORO PERES LEITE a 12 de Abril de 2009 às 01:01
Dra. Joana, minha filha tem 12 anos e tem pés chatos, paramos o tratamento com palmilha a um ano. SE pararmos o tratamento qual a consequencia no futuro e se continuarmos terá solução já que ela em 12 anos.


De Dra. Joana Azevedo a 16 de Abril de 2009 às 16:15
Caro José Leite,

Após os 12 anos de idade já não é possível corrigir o pé apenas com o uso de palmilhas.
Após esta idade se se tratar de um pé plano severo, recomenda-se cirurgia. Contudo se não é um pé plano grave pode continuar a usar um suporte plantar, para compensar a pronação exagerada (queda do pé para dentro) e o abatimento do arco plantar.

Os suportes plantares realizados por podologistas são mais adequados para este tipo de situação porque são feitos através de moldes dos pés e aquando da execução do molde pode ser forçado o arco plantar, no sentido de configurar uma curvatura mais fisiológica do pé.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Marta a 18 de Abril de 2009 às 16:30
Dra Joana,

Tenho 21 anos e tenho o pé chato. É difícil encontrar sapatilhas que me fiquem bem no pé pois a maior parte delas causam dor na zona de curvatura. O que recomenda que faça?


De Dra. Joana Azevedo a 30 de Abril de 2009 às 15:06
Cara Marta,

como já deve ter percebido, através da leitura do blog, o pé plano em idade adulta, não tem correcção, propriamente dita, contudo pode ser compensado de forma a evitar a dor e o desconforto.

O uso de suportes plantares personalizados (palmilhas) é uma das formas de tratamento corrigindo ou compensando do pé plano, de forma a impedir a dor nos pés.

Os suportes plantares devem ser realizados por um podologista, mediante a prévia realização de um estudo biomecânico estático e dinâmico (avaliação clínica específica para este tipo de alterações) e um molde plantar de cada pé, através do qual se confecciona o suporte plantar personalizado.




De Lilian a 8 de Maio de 2009 às 18:39
Dra. Joana sou uma mãe que estou muito aflita meu filho tem 7 anos a 4 anos a traz levei ele ao medico pq achava q caia mais que as outra crianças e tinha dores. Ele me disse que tinha o pé chato mas com o tempo iria melhorar com o passar dos anos meu filho vem sentindo dores levei ele novamente a outro medico fizemos alguns exames e contatou q tem q ser operado os dois estou muito preocupada ñ tem outra coisa que possa ser feita ou será que posso deixar para ele decidir se quer ser operado mais tarde por favor me ajude. Obrigada


De Lúcia a 7 de Julho de 2009 às 23:14
Olá Dra.,

Foi detectado na minha filha de 4 anos pé plano pela pediatra no entanto só achou necessário que voltasse a ser reavaliada aos 5 anos e se necessário nessa altura encaminhar para ortopedista. Após o q li aqui, fiquei na dúvida se esperar 1 ano ( já que acabou de fazer os 4 anos ) não será demasiado e depois poderá não ser corrigido se não com cirugia.
Agradeço a sua opinião

Lúcia
aluciacarvalho@gmail.com


De Dra. Joana Azevedo a 6 de Agosto de 2009 às 10:34
Cara Lúcia,

Na realidade não existe uma idade certa para iniciar o tratamento do Pé Plano. Contudo mediante avaliação clínica é possível saber se estamos perante um pé plano que necessita de tratamento imediato ou se pode aguardar com a perspectiva de configurar a abóboda plantar sem intervenção ortopodológica.

Podemos dizer que até aos 4 anos de idade pode ser normal um aplanamento do arco longitudinal interno e por isso pode tratar-se de um pé plano fisiológico e transitório.
Contudo existem caso em que é necessário intervir em fases muito precoces e aplicamos tratamento antes dos 4 anos.

No caso da sua filha uma vez que já completou os 4 anos e mantém o diagnóstico de pé plano penso que será melhor procurar um podologista para uma avaliação biomecânica rigorosa e saber se necessita de tratamento já.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Ana Ferreira a 2 de Setembro de 2009 às 16:56
Cara Dra Joana,

O meu nome á Ana Ferreira e tenho 24 anos e o meu caso não difere dos que aqui se podem encontrar.
Porém, para além do pé chato (plano) também tenho joanetes. A verdade é que desde míuda que tenho estes dois problemas, nunca me preocupei pois nunca tive dores e também nunca tive necessidade nem prazer de utilizar sapatos que me proporcionacem dores. Contudo, já à 4/5 anos que a minha vida se tem complicado. As dores tem aumentado gradualmente bem como o tamanho dos joanetes e isto tem dificultado o meu dia a dia, já que gosto de praticar algum desporto e costumo andar a pé até ao local de trabalho. A minha questão é a seguinte: está o crescimento dos joanetes relacionado com o pé plano? que conselho me dá, uma vez que já utilizo sapatos ortopédicos?
Agradeço imenso a atenção.

Apresento os melhores cumprimentos,

Ana Ferreira


De Dra. Joana Azevedo a 14 de Setembro de 2009 às 16:07
Cara Ana,

A resposta à sua pergunta é sim o crescimento dos joanetes pode estar relacionado com o pé plano.

Uma das causas do pé plano é a pronação exagerada (movimento de queda do pé para dentro), traduz-se visivelmente pelo abatimento do arco longitudinal interno e também pelo desvio do 1º dedo em abdução e valgo - Hallux Abductus Valgus - (observa-se o 1º dedo a desviar para o lado do 2º dedo e a rodar de forma anormal).
Estes movimentos patológicos favorecem a exposição e a sobrecarga da 1ª articulação metatarso-falângica, provocando a inflamação constante desta articulação, levando ao crescimento da exostose chamada joanete.

Quanto ao facto de usar sapatos ortopédicos devo dizer-lhe que um suporte plantar, ou ortótese plantar ortopodológicas (100% adaptadas aos seus pés, confeccionadas mediante a obtenção de moldes plantares, que reproduzem fielmente a configuração anatómica dos seus pés) é mais indicado para o seu problema do que um calçado ortopédico (que apesar de mais ergonómico do que o calçado normal, também não deixa de ser standard).

O Tratamento Ortopodológico que lhe sugiro é ralizado por Podologistas.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Dra. Joana Azevedo a 8 de Outubro de 2009 às 17:28
Cara Ana,

Os joanetes (exostose da 1ª articulação metatarso-falângica) são geralmente, consequência de um hallux abdutus valgus (desvio e rotação do primeiro dedo). A causa do hallux valgus pode ser um plano e consequentemente o joanete pode ser consequência de um pé plano.

Para o tratamento do pé plano o sapato ortopédico pode não ser suficiente, pelo que aconselho a realização de um tratamento ortopodológico.

Para isso primeiro deverá realizar um estudo biomecânico com avaliação estática e dinâmica e executar uma podobarometria informatizada (exame computadorizado que avalia a função estática e dinâmica do pé e analisa o caminhar). Este estudo é feito por podologistas.

Depois o podologista deverá executar um molde plantar de cada pé, para reproduzir fielmente a configuração dos seus pés e manipulá-los de forma a corrigir ou dar um pouco mais de forma á sua curvatura ou arco longitudinal interno (se for insuficiente).

O último passo consiste em executar os seus suportes plantares 100% adaptados aos seus pés e adequados ao seu problema.

Este tipo de tratamento não necessita do uso de calçado ortopédico, pelo que poderá usar as 'palmilhas' em qualquer sapato que seja adequado(o seu podologista pode esclarecê-la quanto ao calçado ideal para si).

O suporte plantar garante ocontrolo da execessiva pronação causada pelo pé plano e configura ou suporta a arcada plantar pelo que impede o avanço do crescimento dos joanetes.

No caso de ainda sobrar a preocupação estática, aconselho a intervenção cirúrgica por laproscopia ou cirurgia percutânea que é muito pouco invasiva e quase não limita a vida do paciente. Mas este tipo de intervenção não pode ser executada em todas as situações.

cumprimentos

Joana Azevedo


De Edgar a 13 de Setembro de 2009 às 05:36
Boa Noite !

Dra. Joana Azevedo,

Tenho 21 anos e tenho os pés planos, no entanto não possuo nenhum tipo de cansaso pós execicio, mas mesmo assim eu queria começar um tratamento. Pode me passar algumas orientações ? Do tipo, quais os possiveis tratamentos, que tipo de cirurgia existem para a correção, quantos dias a pessoa tem que ficar em repouso pós cirurgia e outras dados que a senhorita considerar importante ressaltar.

Grato


De Dra. Joana Azevedo a 8 de Outubro de 2009 às 17:57
Caro Edgar,

se o seu pé plano é assintomático e não lhe traz incómodo, não vejo necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Pode e deve executar um tratamento ortopodológico (suportes plantares) para evitar a progressão da patologia, mais do que isso parece-me desnecessário.

Cumprimentos,

joana Azevedo


De andreia pedro a 7 de Outubro de 2009 às 20:26
boa noite dr .
tenho 27 anos e tenho o pe chato , pois meto os joelhos para dentro , ja tive dores na planta do pe mas actualmente o mesmo isso nao tem acontecido . gostaria de saber se existe tratamento para o meu caso , se ainda è possivel a correçao com paumilhas ou tratamento cirugico ? grato pela atençao .


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Outubro de 2009 às 15:24
Cara Andreia,

Na sua idade o joelho valgo ('para dentro') associado ao pé plano ('pé chato') não é possível de corrigir a 100%.

A cirurgia pode não trazer resultados assim tão satisfatórios, uma vez que na correcção do pé plano se for aplicada uma fixação da articulação do tornozelo (artrodese da tibiotársica ou calcâneo stop), pode originar grande limitação da mobilidade articular.

O tratamento ortopodológico parece-me mais adequado se executado por um podologista.

Apesar de não corrigir o pé plano e o valguismo dos joelhos, permite compensar e melhorar a função do membro inferior e impede a progressão dos movimentos de pronação (queda do pé para dentro) que são altamente nefastos para a boa função mecânica, motora e de suporte do membro inferior.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De andreia pedro a 10 de Outubro de 2009 às 21:56
cara dr
gostaria de saber se o tratamento ortopodològico vai melhorar o joelho para dentro , como funciona este tratamento e quanto tempo dura ?



grato


De Dra. Joana Azevedo a 1 de Novembro de 2009 às 12:38
Cara Andreia,

Como lhe disse anteriormente, o tratamento ortopodológico permite compensar e melhorar a função do membro inferior e impede a progressão dos movimentos de pronação (queda do pé para dentro) que são altamente nefastos para a boa função mecânica, motora e de suporte do membro inferior.

Se pensar que a posição do joelho depende da posição do pé e vice versa.
No seu caso, o joelho valgo (joelho para dentro), pode estar directamente relacionado com a pronação do seu pé (queda do pé para dentro) causada pelo seu pé plano.

Quer isto dizer que o tratamento ortopodólogico melhora o pé plano, impedindo a pronação excessiva e consequentemente o joelho é influenciado, diminuindo o valguismo.

Cumprimentos,

Joana Azevedo



De micaela pedro a 7 de Outubro de 2009 às 20:30
boa noite dr
gostaria de saber quanto custa em media uma operaçao cirrugica ao pè chato ? e onde devo me dirigir . obrigado


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Outubro de 2009 às 16:16
Cara Micaela,

O tipo de intervenção cirúrgica que pretende, em Portugal, não é executada por podologistas.

terá de recorrer à ortopedia ou cirurgia.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Andreia pedro a 14 de Outubro de 2009 às 20:00
Boa noite DRA:

gostaria de saber se o tratamento ortopodologico vai melhor os joelhos para dentro devido ao pè plano e quanto tempo dura o mesmo tratamento ?



grato pela informaçao.


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril e em Oeiras.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)

Clínica Navegantes
Tel. 214412533
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 14A 2780-240 Oeiras
(junto da biblioteca de Oeiras e dos SMAS - Serviços Municipalizados de Oeiras)

Vídeos
posts recentes

Podologia. Podologistas

Podologia. Podologistas

podologia, podologistas -...

podologia, podologistas -...

Podologistas, Podologia,4...

IX CONGRESSO NACIONAL DE ...

Podologia / Podologistas ...

Podologia/Podologistas - ...

Podologia, Podologistas, ...

Podologia, Podologistas, ...

links
arquivos

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Junho 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Maio 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
Subscrever feeds
Imagem de fundo: David Hofmann.