Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Domingo, 14 de Março de 2010

Adapatação ao Tratamento Ortopodológico

 

Boa noite,

 

Tenho uma dúvida em relação às palmilhas para o pé cavo.


Eu consultei um podologista porque tenho o pé cavo, e isso fazia-me dores nos pes e algum cansaço, assim como algumas dores nos joelhos, e foi-me feita a consulta e o molde dos pés para fazer então as palmilhas especificas para o meu problema, e a minha questão prende-se com o uso das mesmas, ja que as tenho quase há um mês e desde que as uso tenho tido muitas dores nas costas, joelhos e inclusive no pescoço, zona na qual tenho tendencia a acumular muita tensão. Estará relacionado com a habituação do corpo à nova "posição" e apoio, devido à compensação das palmilhas, uma vez que o pé é a base de todo o corpo e da coluna vertebral?
(...)

no meu ver seria até normal ter algumas dores devido ao corpo estar habituado a uma certa posição, anos a fio, e agora ao mudar a mesma posição e apoio do pé, o corpo se manifestar ate se habituar a ela, estrei certa?
O que é certo é que tenho tido muitas dores principalmente na zona dos rins, joelhos e ombros/pescoço e que começaram apos o começo da utilização das palmilhas.
 

Obrigado
 
Rita Morgado (28 anos)
Lisboa
 

RESPOSTA:

 

Cara Rita,

Na realidade o uso de suportes plantares ou ortóteses plantares vulgarmente denominadas por palmilhas, pode levar a alterações na postura e na biomecânica do corpo Humano.

Habitualmente o centro de gravidade é alterado, bem como o centro de médias pressões da base de sustentação que são os pés.
 
Estas modificações associadas a um novo apoio e uma nova forma de distribuição das pressões plantares podem originar grandes alterações a nível osteo-articular e musco-ligamentar, o que faz com que biomecanicamente todo o membro inferior (pé-tornozelo-joelho e anca), bem como a coluna vertebral sofram alterações biomecânicas importantes.

É importante referir que estas alterações associadas ao uso dos suportes plantares ortopodológicos são benéficas e necessárias para a reeducação da postura e alinhamento do indíviduo.

O que habitualmente é feito e na minha consulta é obrigatório, ao mínimo sinal de desconforto ou dor aquando da habituação às 'palmilhas' é encaminhar o paciente para Reeducação Postural Global - RPG - na consulta de fisioterapia/osteopatia integrada na minha equipa de trabalho. 

Esta terapia permite em pouco tempo reeducar o corpo humano para a nova postura sem que hajam alterações nefastas, nomeadamente desconforto ou dor.

O benefício e a maior rapidez nos resultados oferecidos pelo uso dos suportes plantares são óptimizados com esta técnica/terapia e o paciente rapidamente ultrapassa a fase de habituação e usufrui plenamente do benefício do uso do tratamento ortopodológico.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista
 

 

 

Boa tarde.
 
Muito obrigado pela sua resposta, fiquei muito mais esclarecida e tudo o que refere é realmente o que sinto, inclusive, ao nivel do pescoço e cabeça, chego a ter dores e sensação de tonturas, é algo que me está a afectar realmente todo o corpo e é muito incomodo e provoca mau estar.
Vou regularmente a uma osteopata, precisamente por este problema de acumulação de tensão na zona do pescoço, e, da proxima vez que lá for vou mencionar este assunto, pode ser que me possa então fazer algo que me permita melhorar e adaptar mais facilmente às palmilhas, uma vez que menciona o reencaminhamento para a área de fisioterapia/osteopatia. É um tratamento que qualquer osteopata poderá saber fazer, ou este tipo de tratamento é especifico da área de podologia?
 
Agradeço muito o seu esclarecimento, fez-me entender melhor os meus sintomas e perceber que afinal o que sinto está efectivemente relacionado com a habituação as palmilhas, porque me estava a fazer muita confusão ter estas dores e terem-me dito que não estaria relacionado...
 
Muito obrigado.
Rita Morgado.


RESPOSTA:

 

 

Cara Rita

A àrea de RPG é mais do âmbito da fisioterapia. Contudo os nossos terapeutas têm formação em fisoterapia e osteopatia o que complementa muito o tipo de intervenção que é feita. Daí eu dizer-lhe que o ideal é um terapeuta licenciado em fisioterapia e em osteopatia.

Em Portugal já existem algumas pessoas com ambas as formações, como é o caso dos colegas que integram a equipa da nossa clínica. É de facto uma mais valia o tratamento executado por um destes profissionais.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista
 

 


publicado por Dra. Joana Azevedo às 15:47

link do post | comentar | favorito

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds