Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Terça-feira, 4 de Setembro de 2007

Pé Boto

Nome: Ricardo Cardoso

Localidade: Quinta do Conde

Pergunta: Gostaria de ter mais informações relativamente ao pé boto, uma vez que foi diagnosticado na ecografia morfológica.


Resposta:

O pé boto ou pé zambo é cientificamente denominado de pé equinovaro congénito. Clinicamente constitui uma malformação congénita (significa que está presente no nascimento) caracterizada por uma deformação tridimensional, em que o pé adopta uma posição de equinismo, varismo, supinação do retropé e adução de antepé.

A causa primária do pé equinovaro congénito não está totalmente esclarecida.  Aponta-se como causa mais provável uma má posição fetal intrauterina.

No que respeita à evolução desta patologia, é importante referir que o pé não tratado pode tornar-se irredutível. As consequências são nefastas, uma vez que o pé se fixa numa posição anormal, prejudicando a mobilidade, o caminhar e provocando alterações dos membros inferiores.

O tratamento correctivo realizado nos primeiros 15 dias de vida é determinante para a recuperação do pé equinovaro congénito, mas é importante manter o rigor do tratamento correctivo até aos quatro anos, para impedir a fixação do pé numa posição patológica. Apartir dos 4 anos há necessidade de continuar com o tratamento conservador, que não tem como principal função corrigir a patologia, mas impede a regressão da aleração.

O tratamento deste tipo de pé depende de diversos factores, como o tipo de pé boto que está presente (postural, idiopático, ou neurológico) e a idade do paciente. Também são considerados o grau de redutibilidade e os tratamentos efectuados previamente.

O tratamento pode ir desde as manipulações dos pés, até à cirúrgia, passando pelo uso de calçado ortopédico, entre outros. É importante referir que o calçado ortopédico não corrige o pé boto, trata-se de um tratamento conservador que tem como principal função manter a correcção obtida previamente com outros tratamentos.


publicado por Dra. Joana Azevedo às 12:24

link do post | comentar | favorito

65 comentários:
De carla a 18 de Janeiro de 2010 às 12:10
ola boa tarde.
Estive a ler o comentario sobre o teu problema, eu nasci com o pe boto tbm, e o meu pe direito, sofro de dores como tu e mais a mais esta horrivel, fui operada com 6 meses...Nao sei se seria por nao haver tantos metodos como agora ou eficiencia mediaca como ja me foi dito por um medico, mas que esta muito deformado esta, e ainda mais a perna mais fina....Nao me sinto uma mulher normal por causa disto,e o meu grande complexo...
Gostaria de falar consigo, ja que vejo que pensas de maneira bem diferente da minha, pode ser que eu me anime um pouco e comece a ver o meu problema de outra maneira.
Boa tarde


De Andreia a 24 de Maio de 2010 às 15:39
Tenho 23 anos e também nasci com pé boto, foi o direito, e com isto tenho diferença de uma perna para a outra, gostaria de falar com pessoas mais ou menos coma minha idade e que estejam na mesma situação para trocarmos ideias.
Tudo de Bom !


De ricardo a 22 de Novembro de 2012 às 05:45
olaa


De ricardo a 22 de Novembro de 2012 às 05:47
tudo bem


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds