Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!


Envie a sua questão

Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista. Em Portugal os podologistas aguardam a regulamentação da profissão, pelo que as informações contidas neste blog estão em conformidade com a prática exercida em países que já possuem regulamentação da profissão de podologia, de acordo com as suas competências profissionais, como Espanha e o Reino Unido.
pesquisar neste blog
 
Artigos
Temas

adução

alterações biomecânicas

amputações

anteversão femural

áreas de intervenção da podologia

associação portuguesa de podologia

barça

barcelona

bebés

bem estar

biomecânica

bolhas

bromohidrose

calçado

calçado adequado

calçado ideal

calçado inadequado

calçado infantil

calçado para criança

calos

calosidades

características calçado

check up podológico

citações

coma diabético

comichão

comichao

como escolher o calçado

competências profissionais

congresso

congresso mundial de podologia podiatria

congresso nacional espanhol

congressos

conselhos

consultas de podologia

cuidados com o pé diabético

curiosidades

dermatofitia

dermatomicose

diabetes

diabetes mellitus

diabético

dieta do diabético

doctor of podiatrist medicine

dor nos pés

dor pés

dpm

excesso de transpiração

fasceíte plantar

fotografias

fotos

fotos de pés

fungos

glicose

gretas

hierhidrose

higiene

higiene do pé diabético

hiperhidrose

hipoglicémia

insuficiência de tecido adiposo

insulina

joanetes

mau cheiro

micose

micose nas unhas

micoses

micoses nas unhas/onicomicoses/fungos

neuroma de morton

onicomicose

onicomicoses

ortóteses

ortóteses plantares

palmilhas

papiloma vírus

pé boto

pé cavo

pé chato

pé de atleta

pé diabético

pé plano

pele seca

pés

podiatra

podiatras

podiatria

podiatrist

podologia

podologia em portugal

podologista

podologistas

podólogo

podólogos

prurido

saltos altos

sapatos

unha encravada

unhas encravadas

verrugas

todas as tags

Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007
Unhas encravadas

De: Susana

Localidade: Lisboa

 

O Meu nome é Susana , venho por este meio solicitar a vossa ajuda , tenho uma unha encravada á dois meses e meio , em volta da unha está inchado e deita pus , esta situação apareceu logo após a ter arranjado as unhas numa pedicure. Já Tomei antibioticos ,antiflamatorios e pomada funcidine e mesmo assim o problema pressiste . Voltei novamente ao médico que sugeriu queimar com nitrato de prata , tenho metade da unha queimada e o pedacinho de carne que se sobrepunha sobre a unha , mas mesmo assim continua a deitar pus , não sei mais o que fazer ,se o nitrato de prata não resolver terei que tirar a unha , gostaria de eviatar este situação . O que me sugerem ?

 

Cumprimentos

Susana Martins 

 

resposta:

O tratamento podológico de onicocriptose (unha encravada), consiste na extracção da espicula de unha que se encontra em conflito com o bordo do dedo.

Uma vez que o seu problema teve como causa uma situação pontual (não é um problema crónico) este tipo de tratamento, ao qual chamamos de reeducação ungueal, normalmente é suficiente para que a unha readquira  o seu trajecto nomal.

A carne que se sobrepõem à unha é um granuloma piogénico, é uma consequência da reacção inflamatória e por vezes infecciosa que advém do conflito da unha com a carne. Desapareçe gradualmente após a extracção da espícula.

O arrancamento da unha não é aconselhado, uma vez que há uma grande probabilidade do tecido adjacente invadir o espaço da unha, encravando novamente. Para além disso há um grande risco de lesão de células matriciais, podendo afectar o normal crescimento da unha.



publicado por Dra. Joana Azevedo às 14:11
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De david a 20 de Março de 2008 às 12:31
ola o meu nome e davis e tenho 13 anos. adois anos atras tinha uma unha encravada passei muito tempo sem ir ao medico e agora é a segunda ves que tiro a unha. Tirar uma unha e muito doloroso e ja sofri duas vezes vamos ver se é desta que fico curado.


De raquel a 19 de Março de 2009 às 21:59
ola ?eu sou uma pedicure,e faço todo o proceso,de acepicia devido.mas quero nessecito de sua ajuda em um problema.tenho um clente que e diabetico,tem um ano que cuido desse pe,ele possui uma uma encravada do lado dessa unha tem uma carne esponjosa,eu sei que nao devo cortar os cantos das unhas ,mas este senhor se nao cortar o canto literalmente nao sara essa carne esponjosa so eu cortando e que lhe da alivio ,faco um penso com pomada,antes faço a asepçia,coloco betadine flusedine,e ele sempre vouta por causa dessa carne o que devo faser,pois quando corto o canto desincha na hora, e ele sente se aliviado.me oriente por seu favor obrigado


De Dra. Joana Azevedo a 25 de Março de 2009 às 17:37
Cara Raquel,

Antes de mais devo alertá-la para o facto de que um paciente diabético é um paciente de risco pelo que não deve ser tratado em pedicure.

Aconselho-a a alertar o paciente para este facto e encaminhá-lo para um serviço especializado de tratamento do pé de risco como uma consulta de podologia.

Quanto ao tratamento da unha encravada, não deve nunca cortar os cantos da unha, pelo que já percebeu, este procedimento apenas alívia momentaneamente a sintomotologia dolorosa e a inflamação.

A carne esponjosa que refere é um granuloma consequente da infecção/inflamação devido ao encravamento da unha, o granuloma desaparece rapidamente após o correcto tratamento da unha.

Este tipo de tratamento requer técnicas de reeducação ungueal específicas, bem como instrumentos e equipamentos, apropriados e especializados, que fogem do âmbito do cuidado da pedicure.

É muito importante que perceba que os pacientes de risco (como diabéticos e pacientes com patologia vascular), bem como situações crónicas como uma unha encravada tratada há um ano sem sucesso, ou até um calo ou calosidades recorrentes, são situações que requerem o cuidado de um especialista em cuidado do pé, como é o caso do podologista.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De gabriel a 4 de Agosto de 2009 às 03:21
tenho 15 anos e há anos tenho minha unha encravada, aconselho a voce possuir sempre sua unha bem alinhada com o menos possivel de peles. para isso, frequente esteticas podologicas e mantenha sua unha sempre livre da dor.


De Dra. Joana Azevedo a 6 de Agosto de 2009 às 18:11
Caro Gabriel,

Pode não ser do conhecimento da maioria da população Portuguesa, uma vez que se trata de uma especilidade recente em Portugal, mas os podologistas ou podiatras, profissionais de saúde licenciados em Podologia, são especialistas no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento do pé.

Se ler neste blog os artigos relacionados com o tema unha encravada ou onicocriptose vai perceber que uma unha que encrava de forma crónica não está a ser bem tratada.
Qualquer alteração da unha quando correctamente tratada fica definitivamente bem e não obriga o paciente a realizar tratamentos de forma sistemática.

Aconselho-o a consultar um Podologista ou Podiatra para resolver definitivamente o seu problema.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Alexandra a 17 de Setembro de 2009 às 20:48
Boa noite!

Já tenho uma unha encrava há cerca de 4 semanas, mas tenho medo de ir ao médico, pois ele pode-me desencravar a sangue frio ou tirar a unha. Ainda não disse nada à minha mãe, pois tenho pavor de médicos...


De Dra. Joana Azevedo a 8 de Outubro de 2009 às 18:23
Cara Alexandra,

Aconselho-a a ler o artigo sobre unhas encravadas publicado neste blog. Vai perceber imediatamente que se for tratada por um podologista, a dor é praticamente inexistente e o sucesso do tratamento é garantido.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De André a 21 de Setembro de 2009 às 19:10
Doutora,

Estou com uma unha encrava faz mais de 6 meses, já fui no Dr. Scholl 2x, mesmo assim continua com uma inflamação na lateral parecendo um quelóide, quando eu ando muito começa a sangrar, o que eu faço?


De Dra. Joana Azevedo a 8 de Outubro de 2009 às 18:33
Caro André,

Aconselho-o a consultar um podologista ou podiatra.

cumprimentos

Joana Azevedo


De juliana a 8 de Outubro de 2009 às 22:29
olápreciso de ajuda urgente tenho 22 anos e sou diabetica a 12 anos tenho muita dor na unhas do dedão do pé ela encravam e ninguém nenhuma podologa consegue solucionar meu problema por favor preciso de ajuda não suporto a dor é d+.


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Outubro de 2009 às 16:48
Cara Juliana,

aconselho-a a recorrer a um podologista ou podiatra.
Tenho a cereteza que o seu problema será resolvido com a juda destes profissionais de saúde especializados na prevenção, diagnóstico e tratamento do pé.

Como diabética deve ter o cuidado de recorrer a um podologista/podiatra e não um podológo, uma vez que o grau de formação dos podologistas/ podiatras é superior ao podológo .

Tratando-se de um paciente de risco (como o diabético) é muito importante recorra sempre a um clínico especializado para que receba o melhor tratamento possível.

Cumprimentos,

Joana Azevedo.


De andrey fortes a 18 de Outubro de 2009 às 19:52
No começo do ano tive unha encravada, tratei com uma medica que curou o problema. Agora, há algumas semanas o problema voltou, então, decidi fazer a cirurgia agora, só que no fim do mês (dia 30 de outubro), eu tenho uma excurçao marcada para um hotel, e queria poder aproveitar, então o dilema:

- Se eu fizer a cirurgia [até lá pelo dia 23 de outubro], o tempo de recuperação me permitirá aproveitar a viagem?
- Ou seria melhor, a momento, eu refazer o tratamento, para melhorar a unha, e depois da viagem fazer a cirurgia?

Resumindo: qual o tempo de recuperação da cirurgia?


De Dra. Joana Azevedo a 1 de Novembro de 2009 às 15:21
Caro Andrey,

Lamento que só hoje tenho podido responder à sua questão, pois parece-me que já será tarde para contribuir para a sua decisão.

Na realidade a recuperação de uma cirurgia de unha requer algum tempo de repouso.

No caso de se tratar de uma cirurgia de unha executada por um podologista a recuperação demora apenas cerca de 2 semanas.

Nas primeiras 48h é necessário repouso quase absoluto (o paciente encontra-se quase sempre deitado ou sentado com o membro inferior intervido em elevação). Após as 48 horas já pode passar mais tempo sentado, mas permanece em casa em repouso.

Se tudo corre bem, depois de 2 semanas já pode efectuar a sua actividade. Excepto no caso de passar o dia interio em pé ou caminhar muito.

Cumprimentos,

Joana Azevedo



De Anónimo a 20 de Outubro de 2009 às 15:26
tambem gostava de saber o mesmo.

A recuperação e muito demorada?


De Dra. Joana Azevedo a 1 de Novembro de 2009 às 15:23
Caro Senhor,

penso estar esclarecido, com a resposta acima publicada.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Anónimo a 20 de Outubro de 2009 às 15:32
mas eu vou ser operado dia 28 irei retirar a unha, será que ate ao final do mes de novembro ja vou estar bom? ja poderei calçar outro tipo de calçado sem ser chinelos?


De Dra. Joana Azevedo a 1 de Novembro de 2009 às 15:31
Caro Senhor,

Habitualmente a cirurgia podológica requer apenas 2 semanas de repouso.
No caso de outras técnicas pode ser necessário mais tempo de recuperação. Contudo mesmo nos casos mais demorados não é habitual demorar mais de um mês de recuperação.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Jorge Sena a 26 de Outubro de 2009 às 16:12
Oi, meu nome é Jorge e tenho problemas de unha incravada, já fui a uma podologa e ela cortou a minha unha bem rente e quadrada, mais me apareceu uma carne esponjosa e eu não sei como trata-la gostaria de ajuda para retirar essa carne.


De Dra. Joana Azevedo a 1 de Novembro de 2009 às 15:46
Caro Jorge,

A carne esponjosa que se sobrepõem à unha é um granuloma piogénico, é uma consequência da reacção inflamatória e por vezes infecciosa que advém do conflito da unha com a carne.

Só desaparece depois de extraída a espícula de unha que fica no canal lateral entre a unha e a carne.

Este procedimento é delicado e pode ser muito doloroso se não for realizado por um clínico especializado.

Aconselho-o a consultar um Podologista ou podiatra.

Cumprimentos,

Joana Azevedo.


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril e em Oeiras.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)

Clínica Navegantes
Tel. 214412533
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 14A 2780-240 Oeiras
(junto da biblioteca de Oeiras e dos SMAS - Serviços Municipalizados de Oeiras)

Vídeos
posts recentes

IX CONGRESSO NACIONAL DE ...

Podologia/Podologistas - ...

Podologia. Podologistas. ...

Podologia, Podologistas, ...

Podologia, Podologistas, ...

Podologia. Podologistas. ...

Podologia, Podologistas. ...

Podologia, Podologistas, ...

Feliz Natal!

Podologia, Podologistas ,...

links
arquivos

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Junho 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Maio 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
Subscrever feeds
Imagem de fundo: David Hofmann.