Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007

O que é a Podologia?

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano

 

 

A palavra Podologia deriva do grego: “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Assim, podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”.

Tal como noutras ciências da saúde, verificou-se nos últimos tempos uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área, o que faz com que a definição anterior se torne insuficiente para caracterizar a Podologia no seu estado actual.

 

 Esta evolução foi possível também graças à aplicação de novas tecnologias nos métodos de diagnóstico e aplicação de novos tratamentos, tornando a Podologia numa área da saúde altamente especializada, que nada tem a ver com simples tratamentos de estética, como algumas pessoas pensam, por falta de informação.

 

Assim, de forma mais rigorosa, pode-se definir Podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objectivo a prevenção, o estudo, a investigação, o diagnóstico e o tratamento dos processos patológicos do pé.

 

   

O que é um Podologista / Podiatra?

 

Podologista ou podiatra é um profissional autónomo de saúde da área da Podologia, que tem como principal objectivo estudar, prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e para efectuar o respectivo tratamento.

 

 

Desde quando se estuda Podologia em Portugal?

 

Em Portugal estuda-se Podologia desde Outubro de 1994, contudo só em 1997 se oficializou o Curso Superior de Podologia, atribuindo o grau de Bacharel pela conclusão com aproveitamento de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos referente a três anos de formação superior.

 

Mas a Podologia não parou por aqui: a 16 de Fevereiro de 2001 foi reconhecido o grau de licenciado pela conclusão com aproveitamento de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos referente a quatro anos de formação superior.

 

Desta forma, Portugal é o primeiro país da Europa a conseguir este grau de ensino em Podologia – Licenciatura. Só nos Estados Unidos é atribuído um grau mais elevado, denominando-se a Podologia de Medicina Podiátrica.

A Podologia na europa é mais recente, mas tem feito um percurso meritório, nomeadamente Portugal, que possui uma classe de podologistas ao melhor nivel mundial, havendo já profissionais com distinção e com trabalho vocacionado para as diferentes áreas e âmbitos da Podologia.

Ainda com algum caminho burocratico a percorrer, para que a podologia e os podologistas/podiatras que, muitos deles já se licenciaram, mestraram, doutoraram e/ou especializaram, entre outras e sem atender a esta ordem necessariamente, em Portugal e no estrangeiro, sejam devidamente reconhecidos.

 

  

 

Porque é tão importante estudar os pés?

 

Os pés são o único ponto básico do aparelho locomotor, que assegura a posição erguida (bípede), intervindo nesta função os músculos que actuam sobre a cabeça e tronco, as ancas e as pernas. Qualquer alteração da dita posição significa a afectação de todos os elementos que contribuem para a dinâmica do corpo.

Daqui se conclui que o estudo do pé não pode ser isolado do restante aparelho locomotor; como estrutura complexa que é, necessita do suporte, apoio e interacção de ciências distintas que complementam esta formação integrada.

Os pés são também a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste.

Por exemplo, os pés de uma pessoa de 70 anos fizeram um percurso equivalente a 3 vezes a volta ao mundo.

 

 

Quais são as funções do Pé?

 

O pé é o principal suporte do peso do corpo. Basicamente tem duas funções distintas: uma em estática (quando o indivíduo se encontra parado e de pé), e outra em dinâmica (quando o indivíduo se encontra em movimento).

A função em estática diz respeito à distribuição de forças que o peso do corpo faz incidir sobre os pés.

A função em dinâmica é bastante complexa porque engloba o estudo da mecânica dos pés e de todo o corpo – Biomecânica – mas de uma forma básica pode ser descrita como um “motor activo”, porque permite a propulsão, o caminhar, correr, saltar, etc. A função dinâmica é também amortecedora das pressões que chegam ao pé durante a marcha, a corrida e o salto. Por permitir a adaptação a movimentos complexos e especializados o pé pode ser chamado de “técnico especializado.”

Como se pode ver o pé é uma estrutura de enorme importância para o nosso corpo, permitindo a interacção do corpo com o solo e com o meio que nos rodeia, tornando-nos capazes de executar movimento e de captar e perceber estímulos que nos são enviados pelo exterior.

 

 

Em concreto, de que problemas trata a Podologia?

 

A Podologia dedica-se ao estudo do pé em diferentes áreas, tais como:

v    Dermatopodologia (alterações da pele e unhas);

v    Ortopodologia (ortopedia do pé);

v    Biomecânica (estudo estático e dinâmico do pé);

v    Podologia Infantil (tratamento do pé na criança);

v    Podologia Desportiva (estudo funcional do pé do desportista);

v    Podologia e Pé de Risco (pé diabético; pé reumático , ...);

v    Podologia Geriátrica (intervenção no pé do idoso)

v    Podologia Preventiva (prevenção em diversos âmbitos: desporto, Diabetes, Reumatismo...);

           

De forma sucinta, podemos destacar:

Alterações da pele

·        Calosidades (helomas, tilomas, hiperqueratoses)

·        Micoses (dermatomicoses, ex. Pé de Atleta)

·        Úlceras, Feridas, Gretas

·        Verrugas, Papiloma vírus (“Cravos”)

·        Pele seca e descamativa (xeroses, desidrose, ...)

·        Excesso de Transpiração e Mau Cheiro (hiperhidrose, bromohidrose)

 

 

 

Alterações das Unhas

·        Unhas Encravadas

·        Micóticas (onicomicoses)

·        Engrossadas (onicogrifoses)

 

Alterações do Pé

·        Alterações Biomecânicas (Esporão do Calcâneo, Fasceite Plantar Pé Cavo, Pé Plano/Chato,...)

·        Estudo da Marcha (Caminhar Incorrecto e/ou com Dor)

·        Deformidades dos Dedos e Joanetes

·        Dismetrias e Heterometrias (Pernas de Diferentes Tamanhos)

·        Palmilhas, Próteses e Elementos Ortopédicos Personalizados

 

Pé do Adulto

·        Pé Reumático

·        Pé Vascular

·        Pé Neurológico

·        Pé do Idoso

 

Pé Diabético

·        Feridas e Úlceras Típicas

·        Alterações Estruturais

·        Palmilhas Preventivas

 

Pé da Criança

·        Apoio Incorrecto dos Pés

·        Juntar os Joelhos

·        Cansaço Excessivo dos Pés

·        Alterações Dérmicas

·        Dores Generalizadas

·        Mal Formações Congénitas (Pé Zambo, Espinha Bífida...)

·        Palmilhas Correctivas ou Compensatórias

 

Pé do Desportista

·        Lesões e Traumatismos (Entorses, Tendinites, Contusões...)

·        Estudo da Marcha

·        Estudo do Apoio do Pé

·        Palmilhas Personalizadas

 

publicado por Dra. Joana Azevedo às 13:07

link do post | favorito

De izabel de paula a 20 de Julho de 2011 às 23:14
boa noite,chamo izabel sou esteticista desde 2000, mas adoro pés e maos, e gostava de estudar podologia, pode me sugeri onde ir? vivo em lisboa obrigada izabel de paula


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds