Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!


Envie a sua questão

Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.
pesquisar neste blog
 
Artigos
Temas

2014

adução

alterações biomecânicas

amputações

anteversão femural

app

áreas de intervenção da podologia

associação portuguesa de podologia

barça

barcelona

bebés

bem estar

biomecânica

bolhas

bromohidrose

calçado

calçado adequado

calçado ideal

calçado inadequado

calçado infantil

calçado para criança

calos

calosidades

coma diabético

comichão

como escolher o calçado

competências profissionais

congresso

cuidados com o pé diabético

curiosidades

dermatofitia

dermatomicose

diabetes

diabetes mellitus

diabético

dieta do diabético

doctor of podiatrist medicine

dor nos pés

dor pés

dpm

excesso de transpiração

fasceíte plantar

fotografias

fotos

fotos de pés

fungos

glicose

gretas

helomas

hierhidrose

higiene

higiene do pé diabético

hiperhidrose

hipoglicémia

insuficiência de tecido adiposo

insulina

joanetes

mau cheiro

micose

micose nas unhas

micoses

micoses nas unhas/onicomicoses/fungos

neuroma de morton

onicomicose

onicomicoses

ortóteses

ortóteses plantares

palmilhas

papiloma vírus

papiloma virus

pé boto

pé cavo

pé chato

pé de atleta

pé diabético

pé plano

pele seca

pés

podiatra

podiatras

podiatria

podiatrist

podologia

podologia em portugal

podologista

podologistas

podólogo

podólogos

podologos

prurido

regulamentação da profissão

saltos altos

sapatos

sevilha

unha encravada

unhas

unhas encravadas

verruga

verrugas

todas as tags

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008
Pé Cavo/Pé Cavum

Nome: Florival Espírito Santo

  
Pergunta: Uma acentuada curvatura da planta do pé pode e deve ser corrigida com uma palmilha dita ortopédica? Tenho 65 anos e julgo que a tal curvatura (o oposto do 'pé chato') é que me provoca um anormal cansaço a andar. Poderão elucidar-me sobre o assunto? Agradecimentos antecipados. Melhores cumprimentos Florival Espírito Santo
********
 
RESPOSTA:
Aparentemente, a descrição que faz da alteração estrutural dos seus pés é denominada de 'pé cavo'. Existem diferentes formas e diferentes causas para esta patologia, o que faz com que os sinais e sintomas possam variar em função da causa e da idade.
Contudo, os sintomas mais frequentes dizem respeito a dor na planta do pé, perto dos dedos (metatarsalgia), dor nos calcanhares (talalgia), dor e cansaço a nivel dorsal do pé, ou dor a nível do bordo externo do pé, entre outros.
No seu caso e na sua idade já não é possível corrigir, mas pode-se compensar a alteração de forma a eliminar a dor e o cansaço, neutralizando a patologia.
A forma mais correcta e eficaz para tratar a alteração estrutural presente passa pela realização de um exame clínico com avaliação biomecânica em estática e em dinâmica. Para isso, aconselho-o a procurar um podologista que poderá avaliar o seu caso e o aconselhará sobre o tipo de tratamento e calçado a usar.

Em princípio, o tratamento para a sua patologia passará pelo uso de um suporte plantar (palmilha) adequado e personalizado, que se obtém através de um molde do seu pé. Este suporte plantar personalizado deve ser realizado por um podologista.

 

Cumprimentos,

Joana Azevedo



publicado por Dra. Joana Azevedo às 11:31
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Ortoprotesico a 16 de Julho de 2009 às 19:11
Atenção, eu recorreria a um Ortoprótesico, porque para além da formação em forma de licenciatura que estes gozam em termos de conhecimentos dos pés, comparativamente aos podólogos, estes tem também conhecimentos relativamente às restantes estruturas afectadas pelos pés, tornozelos, joelhos, coluna vertebral, etc.

Atenção ao conto do vigário, e deste suspostos especialistas nos pés (Podólogos)


De Dra. Joana Azevedo a 6 de Agosto de 2009 às 14:18
Caro Senhor,

apesar de não se identificar e deixar um comentário que demonstra total ignorância com respeito á Podologia e aos Podologistas ou Podiatras, vou responder ao seu comentário na tentativa de o instruir um pouco sobre este assunto.

Em primeiro lugar gostaria de lhe explicar que o Podólogo tem uma formação mais básica, mas esse curso não existe em Portugal. É um curso leccionado no Brasil, do qual não possuo conhecimento para falar.

A Podologia em Portugal existe desde 1994 e passou a LICENCIATURA, em 2002. Em 2009 criaram-se 4 ESPECIALIDADES, com a duração de 2 anos cada uma. (Estes 2 anos só podem ser efectuados depois de efectuada a licenciatura).
Como pode perceber o curso de Podologia é muito mais longo do que o curso de prótese ou ortoprótese.
As unidades curriculares além de extensas e muito aprofundadas são do âmbito da medicina comum e contemplam: Anatomia geral e anatomia do membro inferior, fisiologia, bioquimica, biomecânica, farmacologia, biologia celular, microbiologia, podologia pediátrica, geriátrica, clínica, desportiva, dermatológica, micológica, anatomia patológica, anestesia, cirurgia, pé de risco (pé diabético, pé neurológico) e ainda tratamentos ortopodológicos e ortopodologia pelo menos 3 anos, entre outras.
Para além disso todos os alunos têm pelo menos 2 anos de estágio hospitalar e têm de apresentar uma monografia, que é defendida em juri no final da licenciatura para obtenção do grau de licenciado.

Penso que depois disto pode perceber que o curso de Podologia está ao nível da medicina dentária e que os Podologistas/Podiatras são realmente especializados no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento do pé.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Fabiana Bortolini a 17 de Agosto de 2009 às 01:32
Ola Dra Joana
meu nome é Fabiana, sou estudante de fisioterapia e quero expressar minha profunda indignação pelo comentário do indivíduo acima ao se referir aos Podologistas. Gostei muito da sua resposta, imagino que com muita educação e paciência um dia poderemos viver em um mundo que as pessoas possam pensar mais ou pelo menos se informar antes de falar bobagens sobre a profissão e confiabilidade de certas áreas do conhecimento.
A mesmo descaso as pessoas tem ao falar do fisioterapeuta dizendo que só fazem massagem. Li sua resposta sobre pé cavo, e foi muito útil na minha pesquisa. Obrigada


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Outubro de 2009 às 18:30
Cara Fabiana,

Agradeço o seu comentário e apoio.

Fico feliz que o meu trabalho e dedicação ao blog sejam úteis para os leitores.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De humberto neto a 20 de Agosto de 2009 às 04:07
Olá Dra Joana,
Inicialmente gostaria de parabenizá-la pelo seu blog. Sou fisioterapeuta brasileiro e eventualmente recorro ao seu blog em busca de informações úteis sobre podologia e palmilhas.
Quero também registrar meu repúdio à infeliz manifestação do leitor anônimo. Acho que a boa educação deve prevalecer em respeito à sua nobre iniciativa de compartilhar conhecimentos.
Continue com suas postagens... são ótimas!
Atenciosamente
Humberto


De Dra. Joana Azevedo a 31 de Agosto de 2009 às 14:17
Caro Humberto,

desde já agradeço o seu comentário. São pessoas como você que nos fazem crer fazer mais e melhor.

Bem haja.

Joana Azevedo


De raquel soares a 2 de Setembro de 2009 às 21:30
cara colega Joana,
nada mais tenho acrescentar á resposta por ti dada ao anónimo que demonstrou pura ignorância no assunto.Bem haja para ti e continuação de um bom trabalho.cumprimentos a todos os colegas podologistas.Raquel Soares


De Dra. Joana Azevedo a 8 de Outubro de 2009 às 16:54
Cara colega Raquel,

Desde já agradeço a mensagem.
Bem haja para ti e para todos os colegas.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Anónimo a 10 de Janeiro de 2010 às 23:35
boa noite!

desde já quero deixar aqui o meu desagrado em relação ao comentario que o meu (minha) colega fez... sou ortoprotesica, e quando vi estes comentarios fiquei mt chateada... pois nós, profissionais de saude, só perdemos em ser assim...

kero que fike aki bem claro k nem todos os ortoprotesicos pensam e agem como o "ortoprotesico" que nao se identificou....

a resposta que foi dado, no meu ponto de vista, foi muito bem dada e bem respondida... agora, também gostaria que ficasse claro, que nós ortoprotesicos, ao longo da nossa formação, também temos o conhecimento e a formação para assegurar estes casos... não estou a dizer que os podologos nao têm...porque têm e é a especialidade deles...mas nós também tivemos formação ao longo dos nossos 4 anos de formação, que nos possibilita fazer este tipo de avaliação e recomendar o mais adequado, se é k me faço entender... nós faxemos proteses e ortoteses e uma simples palmilha, é uma ortotese...portanto estamos habilitados para a faxer e indicar.

portanto, venho aki manifestar-me nao com o intuito de me supervalorizar mas sim para me manifestar contra o comentario que o dito "ortoprotesico" fez...que axo lamentavel...

com os melhores cumprimentos

LILIANA


De Dra. Joana Azevedo a 18 de Março de 2010 às 16:23
Cara Liliana,

desde já agradeço o seu comentário e corroboro inteiramente a sua opinião, pois todas as profissões e classes que se dignam a prestar um serviço em prol da comunidade da saúde e bem estar da população, devem ser louvadas respeitadas e encaradas como uma mais valia para todos. Sejam médicos, terapeutas, técnicos ou outros.

Gostaria apenas de lembrá-la ou informá-la que em Portugal os profissionais de sáude responsáveis pelo estudo, prevenção, diagnóstico e trataemnto do pé denominam-se Podologistas quando são licenciados e Podiatras finalizam o mestrado.
Podólogo está em desuso, equivalia ao bacharel, mas hoje em dia, com a Convenção de Bolonha já não existe essa graduação.

Cumprimentos e bem haja,

Joana Azevedo
Podologista


De Ana Costa a 23 de Fevereiro de 2010 às 23:20
Não concordei com a afirmação acima de que a Podologia está ao nível da Medicina Dentária. Além de se tratar de áreas completamente distintas, também existem diferenças entre os cursos. a licenciatura pré-bolonha do curso de medicina dentária é composta de 6 anos (vs. 4 de podologia) e os licenciados após inscrição na Ordem dos Médicos Dentistas estão habilitados ao exercício autónomo das suas actividades, que incluem diagnóstico e prescrição medicamentosa, exclusiva dos médicos (e não dos podologistas). Espero que este ponto fique esclarecido.


De Dra. Joana Azevedo a 14 de Março de 2010 às 22:30
Cara Ana,

como a resposta ao seu comentário é extensa, não foi possível publicá-la neste espaço. Contudo está publicada na home page do blog durante algum tempo.

Deixo-lhe o link da publicação do post neste blog:

http://podologia.sapo.pt/13834.html

Cumprimentos
Joana Azevedo
Podologista


De Anonima a 18 de Maio de 2010 às 17:04
Boa Tarde.

Independentemente de concordar ou nao com certas coisas que foram ditas acima, queria apenas informar que o Curso de Ortoprotesia já existe desde 1982, apesar de várias interrupçoes.
A Ortoprotesia é uma das 18 profissões que integram a carreira geral de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica (TDT).

O ortoprotésico tem como funções a avaliação de indivíduos com problemas motores ou posturais, com a finalidade de conceber e aplicar os dispositivos necessários e mais adequados à correcção do aparelho locomotor, ou à sua substituição no caso de amputações, e de desenvolvimento de acções visando assegurar a colocação de dispositivos fabricados e respectivo ajustamento, quando necessário.

A função do ortoprotésico baseia-se na construção, adaptação e aplicação de próteses e ortóteses a indivíduos com amputação, ausência por malformação congénita dos membros ou deficiência funcional total ou parcial do sistema neuro-músculo-esquelético.

Por fim, o Técnico de Diagnóstico e Terapêutica ou TDT, é uma classe profissional com formação de nível superior, onde se inserem os cursos reconhecidos pelo Estado Português, através do Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de Agosto, são:

Análises Clínicas e de Saúde Pública
Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica
Audiologia
Cardiopneumologia
Dietética
Farmácia
Fisioterapia
Higiene Oral
Medicina Nuclear
Neurofisiologia
Ortoprotesia
Ortóptica
Prótese Dentária
Radiologia
Radioterapia
Saúde ambiental
Terapia da Fala
Terapia Ocupacional

Obrigada


De Dra. Joana Azevedo a 25 de Agosto de 2010 às 12:36
Cara Senhora,

Desde já agradeço o seu comentário, é sempre importante informar e esclarecer de forma correcta e construtiva os assuntos debatidos neste blog.
Pelo que a sua informação é muito importante para todos os utilizadores do blog.
No que respeita ao enquadramento da licenciatura/mestrado em Podologia e formação académica superior dos Podologistas/Podiatras , pode obter toda a informação que necessita através do link:http://podologia.sapo.pt/13834.html

Melhores cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


De Cátia a 30 de Junho de 2010 às 09:43
Dr. Joana,

Tenho uma questão quanto às palminhas a utilizar no caso dos pés cavos: quais são as mais correctas, as personalizadas ou aquelas que se compram em Casas Ortopédicas? Ou se a adopção de um tipo de palmilhas é específica para cada caso?

Desde já agradecida,
Cátia Gonçalves


De Dra. Joana Azevedo a 23 de Dezembro de 2010 às 22:37
Cara Cátia,

No caso de uma Alteração Biomecânica como o Pé Cavo, o uso de um Suporte Plantar Ortopodológico é o mais adequado.

O Pé Cavo caracteriza-se por uma curvatura acentuada do Arco Longitudinal Interno, o que se traduz numa má distribuição de cargas ou forças no pé.

O calcanhar e/ou a zona anterior ficam sujeitos a maior pressão e o arco interno não 'ajuda' a suportar as cargas, levando a uma má função biomecânica do pé.

O Suporte Plantar Ortopodológico tem a vantagem de ser realizado mediante a obtenção de um Molde Plantar, que vai permitir uma adaptação 100% igual à do pé, reproduzindo neste as suas imperfeições e configuração anatómica.

Deste modo o arco interno fica preenchido e é 'obrigado' a 'trabalhar', ou seja as pressões ficam distribuídas de forma uniforme no pé.
Podemos dizer que o pé fica com uma compensação biomecânica.

Quando recorremos ao uso de 'palmilhas' ortopédicas estas são feitas por medida (não por molde).
Apesar de respeitarem a configuração morfológica do pé, as 'palmilhas' ortopédicas não reproduzem a sua configuração anatómica ou seja o arco interno não é adaptado à curvatura de cada pé, mas sim standard.

É por este motivo que nos casos de alterações biomecânicas o uso de Suportes Plantares Ortopodológicos são mais ergonómicos e por isso mesmo 100% adaptados ao pé.

Cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


De Camila Simas a 14 de Agosto de 2010 às 04:03
Dra. Joana,
tenho 26 anos e tenho pé cavo, nunca cuidei!
Sempre tive muitas cãibras nos pés (dor no meio do pé intensa e os três últimos dedos dobram sozinhos), principalmente quando uso um sapato diferente durante um longo tempo ou quando mexo meu pé de uma maneira que o estique demais ou alguma torção repentina, ás vezes dói tanto ue chego a chorar, e quando ando muito sinto dor na sola principalmente no calcanhar, e outra comprei um tenis baratinho de R$25,00 e tem a sola muito dura toda vez que uso a sola do meu calcanhar dói.
Essas dores são devido ao meu pé cavo?
As cãibras também?
Esse tenis pode piorar?
Obrigada,
Camila Simas, Rio de Janeiro


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Janeiro de 2011 às 20:47
Cara Camila,

Sem dúvida que se a sola é muito dura o calçado pode prejudicar o pé e causar dor.

cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De Camila Simas a 14 de Agosto de 2010 às 04:05
Na minha idade, tem como corrigir o pé cavo?
obrigada,
Camila Simas, Rio de Janeiro


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Janeiro de 2011 às 20:41
Cara Camila,

apesar de não referir a sua idade, presumo que já não seja uma criança.

As verdadeiras correcções fazem-se até aos 7 anos de idade e algumas até aos 12 anos de idade.

A partir desta idade podemos compensar ou paliar as alterações como o pé cavo.

cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De Simoes a 7 de Abril de 2014 às 23:01
Tenho um problema no pé , ou seja tendinites por baixo do tornozelo externo e 5 dedo.ja fui a três podologista sem sucesso,cada uma diz que a palmilhoa anterior esta errada, ando cerca de um mês e a dor continua na lateral, isto já 4 meses. O que fazer ? Continuo a procura ate apanhar um certo, ou podem ajudar me com alguem especializado que queira ver o meu caso.


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril e em Oeiras.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)

Clínica Navegantes
Tel. 214412533
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 14A 2780-240 Oeiras
(junto da biblioteca de Oeiras e dos SMAS - Serviços Municipalizados de Oeiras)

Vídeos
posts recentes

Podologia, Podologistas, ...

XXII Jornadas Científicas...

Podologia, Podologistas ...

Unha Encravada – Onicocr...

Podologia, Podologistas -...

Podologia, Podologistas -...

Os benefícios da parte es...

Podologia/Podologistas - ...

Ortomedical by Arcopédico...

10 anos de Podologia!

links
arquivos

Agosto 2017

Março 2017

Novembro 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Setembro 2015

Maio 2015

Abril 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Novembro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Junho 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Maio 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Imagem de fundo: David Hofmann.