Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Sábado, 13 de Dezembro de 2008

Hiperhidrose (excesso de transpiração) / Bromohidrose (mau cheiro)

 Maria João Silva
Valbom - Gondomar 
Já há muito que não uso calçado sintético, pois transpiro excessivamente dos pés. Mesmo que use sandálias/chinelos em pele natural continuo a transpirar imenso.
Já usei sei lá quantas marcas de produtos anti-transpirantes, pós desodorizantes, cremes hidratantes, produtos esfoliantes, pó de talco, etc... e nada resulta. Não sei o que é sentir os pés confortáveis e secos!
O pior é que se aproxima o Inverno e terei que usar sapatos fechados e, nesta altura, ainda terei que ter cuidados mais do que redobrados, pois, às vezes, fico com mau cheiro!!!
No Inverno, deixei de usar "collants" e passei a usar meias de algodão, mas chego a ficar com os pés frios, pois as meias ficam completamente molhadas de suor.
Agradecia a vossa ajuda e conselhos!
 
Cara Maria João,

A hiperhidrose (excesso de transpiração), na maioria das vezes, resulta de uma alteração do sistema nervoso simpático. A este nível pode e deve consultar um neurologista para uma solução definitiva que pode passar por uma pequena cirurgia.

Contudo existem tratamentos tópicos que podem atenuar muito a hiperhidrose e a bromohidrose (mau cheiro).
 
O uso de compostos manipulados recomendados pelo seu podologista ajudam a diminuir de forma significativa a transpiração e evitam os maus odores. Estes compostos são, normalmente ajustados ao tipo de pele e podem estar associados a antifungicos, uma vez que a bromohidrose está muitas vezes relacionada com a presença de fungos na pele.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
 

publicado por Dra. Joana Azevedo às 13:19

link do post | comentar | favorito

19 comentários:
De patricia a 12 de Maio de 2009 às 14:55
ola boa tarde eu tenho esse problema, n consigo usar sandalias pk tudo me fa escorregar os pes, maos tao sempre molhadas e nas axilas tb. Nao se se existe tratamento nem onde o procurar


De mafalda a 10 de Março de 2010 às 23:06
OLA PATRICIA. CHAMO-ME MAFALDA E TAMBÉM EU SOFRI MUITO COM A DOENÇA HIPERHIDROSE. SIM, É UMA DOENÇA QUE, NO MEU CASO, MODIFICOU A MINHA VIDA E MUITO... FOI UM INFERNO! DOS 11 ANOS ATÉ AOS 21! PROCUREI RESPOSTAS EM TODO LADO, MEDICOS, REVISTAS, INTERNET... E POUCO FALAVA CARA A CARA PQ TINHA VERGONHA DE MIM! PASSEI AQUELE TEMPO TODO ESCONDIDA... ATE QUE ENCONTREI UMA AJUDA: HOSPITAL SANTA MARTA EM LISBOA, DR. FERNANDO MARTELO, CIRURGIA CARDIO-TORAXICA. A OPERAÇÃO CHAMA-SE SIMPATISSECTOMIA TORAXICA BILATERAL. COMIGO RESULTOU EM RELAÇÃO ÀS MÃOS E AXILAS, APESAR DE TER FICADO COM ALGUMA COMPENSAÇÃO NO RESTO DO CORPO, OU SEJA, QDO O SUOR É MUITO, TEM DE SAIR DO NOSSO CORPO POR LGUM LADO! PELO MENOS FOI ASSIM QUE ME EXPLICARAM! BOA SORTE!! SE PUDESSES, GOSTARIA QUE ME ESCREVESSES PARA pedro.mafalda@sapo.pt


De Dra. Joana Azevedo a 14 de Março de 2010 às 11:30
Cara Mafalda,

Desde já agradeço o seu comentário.
A informação que disponibiliza é, realmente, a mais correcta para quem tem um problema de excesso de transpiração - hiperhidrose.

O departamento de cirurgia Cardio Toráxica do Hospital de Santa Maria disponibiliza o serviço mais avançado e experiente na simpatissectomia toraxica bilateral.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De susana mendes a 28 de Janeiro de 2013 às 14:56
olá mafalda.
Tenho a cirurgia marcada para o proximo fim de semana com o Dr. Martelo. É possivel falarmos sobre o pos operatorio? vou ser sincera, estou com mt receio das dores :( Gostaria de saber como foi o seu pos operatorio imediato. Obrigada


De xico a 18 de Março de 2014 às 11:20
Eu já experimentei vários anti-transpirantes. Nunca tive efeitos até experimentar Odaban. O resultado é deixar a área tratada da pele seca e sem suor compensatório noutra parte do corpo. Definitivamente recomendo porque resulta! Finalmente posso usar dizer que existe um produto que funciona. Para além disso pode ser comprado na net sem custos de envio no site da Odaban.


De Ricardo Silva a 1 de Julho de 2009 às 13:25
Bom Dia

Tenho o mesmo problemas, mas a mim é ma zona das costas, peito e debaixo dos braços.
É muito constrangedor quando chega o verão.
Gostava de poder resolver este problema


De Dra. Joana Azevedo a 3 de Agosto de 2009 às 10:27
Caro Ricardo,

A Podologia é ciência da saúde que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento do pé.
Uma vez que a sua hiperhidrose não se localiza no membro inferior mas sim no membro superior, aconselho-o a procurar o seu médico de família para que seja enviado para uma especialidade que resolva o seu problema. Penso que a cirurgia cardiotoráxica seja o mais adequado.

Cumprimentos
Joana Azevedo


De VERA LOPES a 22 de Março de 2010 às 11:00
olá bom dia
eu tenho essa doença que recentemente conheci o nome hiperhidrose já há +- 15 anos...o meu problema é nas axilas...chego a ficar com a roupa molhada quqse até ao cotovelo....fui ao dermatologista que me receitou uns quantos antitranspirantes que de nada resultaram...até k consultei outra dermatologista k me disse k nao tem cura..pra me habituar com esta doença...
Mas parece k nao é bem assim...eu gostaria mt de curar-me desta doença....
Sou de Paços de Ferreira distrito do Porto...se souberem de algum hospital ou médico especialista nesta zona Norte...por favor digam-me
Obrigada


De Raquel a 25 de Janeiro de 2015 às 19:57
Olá Vera,

Fiz uma simpatisectomia no dia 30 de Dezembro de 2014 no hospital de Vila Nova de Gaia e Espinho.
Fui encaminhada para lá pelo meu dermatologista em Agosto (depois de o tratamento com Ditropan e Isotretinoína não ter resultado) e o processo foi todo muito rápido.
Eu sofria muito (muito mesmo) da traspiração nas axilas e mãos. Durante os meus exames do 9º ano (ando agora no 11º) molhei as folhas quase todas e para mim foi um grande problema.
Depois da operação (custa um bocadinho nos primeiros dias pois é uma zona próxima dos pulmões) senti logo a diferença. Tenho as mãos SEMPRE secas e muito (muito mesmo) quentes. Como vivo em Vila Real é normal estarem temperaturas negativas e mesmo nessa altura tenho as mãos super quentes.
A nível dos pés (onde o meu problema é muito maior) não há nada a fazer pelo que me disse o médico.
Aconselho-a a pedir ao seu dermatologista que a encaminhe para a especialidade Cardio-Torácica do Hospital de Gaia e Espinho e de certeza que eles vão resolver o seu problema tal como resolveram o meu!
Boa sorte.
Beijinhos,
Raquel


De joao campos a 6 de Abril de 2010 às 23:25
olá boa noite!
eu pasei pelo problema que aqui expõem, a hiperhidrose e sujeitei-me à operação no BRITISH HOSPITAL mas fiquei muito pior, deixei de transpirar das mãos e axilas para transpirar de todo o resto do corpo..será que existe solução para este novo problema??
Cumprimentos, João Campos


De Dra. Joana Azevedo a 8 de Junho de 2010 às 12:54
Caro João,

como já tenho vindo a referir, em lisboa a referência para estes problemas de hiperhidrose é mesmo o hospital de Santa Maria, no departamento de cirurgia cardiotoràxica.

Pelo que o aconselho a recorrer a este serviço.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De Carlos a 6 de Fevereiro de 2011 às 20:24
Precisava de ajuda quanto não só à transpiração das mãos pés e axilas (que é muito elevada), mas também quanto à vermelhidão da cara, que acontece especialmente em casos de vergonha. Gostaria de fazer qualquer coisa que fosse necessário para que este problema deixe de existir.
Alguém me poderia ajudar? Falaram-me na simpatisectomia mas só vejo pessoas a referirem-se ao suor.

cumprimentos


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Março de 2011 às 21:18
Caro Carlos,

Como já referi anteriormente, a hiperhidrose (excesso de transpiração), na maioria das vezes, resulta de uma alteração do sistema nervoso simpático.
A este nível pode e deve consultar um neurologista para uma solução definitiva que pode passar por uma pequena cirurgia.
Em Lisboa no Hospital de Santa Maria sei que é o departamento de cirurgia cardiotoráxica que executa esses tratamentos.

Contudo existem tratamentos tópicos que podem atenuar muito a hiperhidrose e a bromohidrose (mau cheiro).

O uso de compostos manipulados recomendados pelo seu podologista ajudam a diminuir de forma significativa a transpiração e evitam os maus odores. Estes compostos são, normalmente ajustados ao tipo de pele e podem estar associados a antifungicos, uma vez que a bromohidrose está muitas vezes relacionada com a presença de fungos na pele.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista




De Carlos a 14 de Março de 2011 às 16:34
Obrigado pela resposta. No entanto não me respondeu à parte principal da minha dúvida: o que se pode fazer quanto à vermelhidão na cara em casos de vergonha e outros? É também um grande problema meu. A simpatisectomia também resolve isso?

cumprimentos


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Maio de 2011 às 21:09
Caro Carlos,

não possuo a informação necessária para responder à sua questão.

Aconselho-o a consultar a cirurgia cardiotoráxica.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De Cristina a 2 de Abril de 2011 às 10:00
mais uma vez a net é uma grande ajuda.
nas minhas pesquisas dei com este post que me chamou a atenção.
Estou recentemente a sofrer de uma situação idêntica às relatadas aqui. Desde o ano passado, que sofro de excesso de transpiração nas virilhas, e por baixo do peito. Nunca tive excesso de transpiração. Antes pelo contrário, sempre achei q transpirava pouco. è muito constrangedor: Por exemplo o ano passado no verão andei muitas vezes com as calças ou calções (normalmente de tecidos leves) com o "bum-bum" molhado cada vez q me sentava. Neste momento é frequente tomar banho de manhã ( faço-o diariamente) e enquanto me estou a vestir começo a transpirar em bica da zona das virilhas o q normalmente me leva a passar outra vez por água ou a ter q limpar com um toalha. Não tenho a casa aquecida e estamos no inverno ( Portugal). Ainda esta semana comcei a transpirar um bocadito mais, no emprego mas felizmente nao passou a roupa. Estou preocupada, porq apesar de no local de trabalho ainda não me ter acontecido ficar "com a roupa molhada" se acontecer será bastante constrangedor!!


De Dra. Joana Azevedo a 10 de Junho de 2011 às 16:40
Cara Cristina,

pode procurar ajuda junto da cirurgia cardiotoráxica do Hospital de Santa Maria.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De rui sousa a 27 de Setembro de 2012 às 00:06
Boa Noite Dr.a Joana,
Encontrei estes comentários, e gostaria de dizer que já existe um produto capaz de resolver os problemas de odor corporal, quer axilas, quer pés. No que toca às axilas, o produto está representado em Portugal em www.deowear.pt, e muito recentemente será lançado a versão para o odor dos pés. São filtros aplicados na roupa, que graças a investigação nanotecnológica, absorvem as moléculas de odor. São 100% naturais, sem químicos, hipo alérgicos, e amigos do ambiente. Terá toda a informação em www.deowear.pt
Atentamente
Rui Sousa


De Zélia a 25 de Maio de 2011 às 01:58
Olá,
moro no Brasil e tive o mesmo problema de hiperhidrose dos pés por 2 anos, quando morei na França e quando voltei ao Brasil.
Felizmente, encontrei uma solução para o meu problema que não sei se poderá ajudá-los.
Passei a pegar sol nos pés, lavar meias e sapatos com o desinfetante lysoform, e usar diariamente desodorante líquido ou aerosol nos pés.


Comentar post

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds