Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

Micoses nas unhas/Onicomicoses

Pergunta:

Marcio Paiva,


Ola gostaria de saber como posso fazer o tratamento da micose nas unhas sem ir a consultas de especialidade, pois onde moro n existe esse tipo de especialista.sera que e existe algum tipo de medicamento sem precisar de receita medica ??
cumprimentos
 

Resposta:

Caro Marcio,

Existem alguns antimicóticos locais que podem ser adquiridos nas farmácias, sem receita médica.
Contudo o sucesso do tratamento das onicomicoses, muitas vezes, passa por uma boa limpeza das lâminas ungueais, de forma a retirar toda a unha afectada e limpar o leito ungueal para que a unha nova cresça saudável.
Como compreende estes procedimentos requerem técnicas especializadas e instrumentos apropriados e devem ser feitos com a máxima assépcia e higiene, que só um consultório lhe dá.
Para que perceba bem, é como se fosse tratar uma cárie de um dente, necessita de um tratamento especializado para limpar a dita cárie, só desta forma recupera o dente.

O mesmo se passa com os pés, deve consultar um podologista para que o tratamento seja feito de forma correcta.

Cumprimentos
Joana Azevedo

 


publicado por Dra. Joana Azevedo às 14:53

link do post | comentar | favorito

12 comentários:
De margarida a 6 de Outubro de 2009 às 19:43
BOA NOITE DRA JOANA
SOU A MARGARIDA TENHO 38 ANOS E PE BOTO A ESQUERDA, FUI TRATADA NO HOSPITAL SANTA MARIA E O GESSO ATE AOS 14 MESES NAO ADIANTOU NADA PARTIU-SE PARA UMA SERIE DE OPERACOES ONDE TENHO O PE +- DIREITO ,CLARO MUITO MAIS PEQUENO QUE O OUTRO E SEM GRANDE MOBILIDADE A NIVEL DE TORNOZELO E UMA GRANDE ATROFIAÇÃO MOSCULAR PARA ALEM DA DIFERENÇA DO COMPRIMENTO DA PERNA (+-17MM) O QUE CAUSA A NIVEL DA COLUNA E DA ANCA UMA GRANDE DISFUNÇÃO PARA ALEM DISSO NO DEDO GRANDE DO PE DIREITO TINHA UMA MICOZE QUE ANTIGAMENTE A MINHA MÃE CHAMAVA DE UNHA ENCRAVADA( ERA ESCURA )ATE AO 6ANOS, OPERARAM-ME AO PE BOTO E TIRARAM A UNHA DIZENDO QUE NÃO VOLTAVA ACRESCER ) O QUE NAO ACONTECEU ESTá HOJE MAIS CLARA MAS TEM QUE SER DESBASTADA O QUE ME ACONSELHA A FAZER.


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Outubro de 2009 às 15:07
Cara Margarida,

Aconselho-a a recorrer a um podologista. O problema de unha que descreve pode ser facilmente tratado através da intervenção adequada de um podologista.

Penso que se recorrer a um podologista certificado e recomendado pela APP (Associação Portuguesa de Podologia) ficará agradavelmente surpreendida com o resultado do tratamento.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Katia Regina Bernardes a 13 de Janeiro de 2010 às 01:20
Dra. Joana, não sei se trata de onicomicose, mas as unhas de meu marido (mãos e pés), ficam esverdeadas e após pretas próximo da cutícula. Ficam inicialmente inflamadas/avermelhadas e doloridas.
Consultamos um dematologista aqui em SC que indicou um tratamento. Meu marido faz esse tratamento há mais de três anos com fluconazol (comprimido) e canasten (pomada) no entanto, não há melhora alguma. E saiba que ele é muito assíduo. Passa a pomada todas as noites e todos as manhãs, sempre fazemos as limpeza das mãos e pés.

Se puder me responder por e-mail, agradeço.


De Dra. Joana Azevedo a 18 de Março de 2010 às 16:40
Cara Kátia,

Uma vez que não deixou o mail, vou responder directamente no blog e esperar que veja a resposta.

Como já referi muitas vezes nas questões relacionadas com infecções fúngicas das unhas (principalmente nas unhas dos pés), o tratamento farmacológico por si só, é na maioria dos casos insuficiente.

Na realidade o sucesso do tratamento das onicomicoses, muitas vezes, passa por uma boa limpeza das lâminas ungueais, de forma a retirar toda a unha afectada e limpar o leito ungueal para que a unha nova cresça saudável.

Como compreende estes procedimentos requerem técnicas especializadas e instrumentos apropriados e devem ser feitos com a máxima assépcia e higiene, que só um consultório lhe dá.

Para que perceba bem, é como se fosse tratar uma cárie de um dente, necessita de um tratamento especializado para limpar a dita cárie, só desta forma recupera o dente.

O mesmo se passa com os pés, deve consultar um podologista para que o tratamento seja feito de forma correcta.

Quanto ao tratamento farmacológico tópico que efectua o seu marido, pessoalmente não recomendo muito o clotrimazol (Canesten), pois existem outros derivados imidazólicos com resultados mais eficázes.

No que respeita ao tratamento oral o fluconazol já faz parte do fármacos que recomendo, dependendo da situação clínica.

Mas penso que no caso do seu marido o mais importante e que está a dificultar o sucesso do tratamento é a falta da higiene podológica executada por um Podologista/Podiatra.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista



De camila a 29 de Março de 2010 às 23:58
dra. eu tenho 12 anos e to com uma coisa na unha que minha mae ,meus avós e meus tios disseram que é micoze. eu procurei na internet e vi umas fotos que me deixaram preoculpadas mas nos sites que eu vi ia aparecendo da parte de cima e indo pra ráiz.mas minha unha parece que está sendo corroida ou augo assim.já começo a mais ou meno 2 semanas em uma das unhas e agora já está na outra,e sempre que a unha cresce ela parece"deformada". oque eu faço com ela


De Dra. Joana Azevedo a 8 de Junho de 2010 às 12:43
Cara Camila,

Se leu alguns dos posts editados neste blog certamente percebeu que a onicomicose tem tratamento, pelo que pode e deve consultar um podologista o mais rápido possível de modo a evitar a sua propagação.

Contudo aconselho-a a ler o artigo sobre o tema, que se encontra neste blog com o link:
http://podologia.sapo.pt/7800.html

Cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


De Catarina a 1 de Julho de 2010 às 15:42
Dra. Joana.
Eu tenho uma dúvida em relação às micoses nas unhas, eu tenho 20 anos e tenho micoses nas unhas grandes dos pés que já dura vários meses e vou ter que recorrer à um pedologista que ainda não fui. E a minha dúvida é se o pedologista retira a unha "morta" ou se há tratamento? E também outra dúvida, se durante o tratamento cajo haja, se posso frequentar praias sem nenhum problema?

Espero uma resposta sua, Catarina.


De Dra. Joana Azevedo a 28 de Dezembro de 2010 às 12:11
Cara Catarina,

antes de mais, permita-me corrigi-la pois a designação é Podologista (podos significa pé de Origem Grega).

Quanto á sua questão,
Sim o Podologista retira a unha afectada e limpa o leito ungueal (tecido que se encontra por baixo da unha), para permitir que a unha nova volte a crescer normalmente.
Sim, pode frequentar praias sem problema, desde que siga os cuidados que o Podologista lhe recomendar.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De marta a 21 de Agosto de 2010 às 14:59
Boa tarde,

O blog é bastante interessante.
Já procurei em vários sítios e não encontro resposta.
Será que as micoses das unhas (onicomicose) se propaga facilmente? Durante quanto tempo e/ou em que condições pode sobreviver o fungo fora do corpo humano, solo ou animal? Tenho esta grande dúvida uma vez que brevemente vou ter um bebé e a pessoa que lavou e passou a ferro a roupa dele tem micose numa unha da mão, ou seja, há risco de contagiar o bebé ?? (ou mesmo nós)

Agradecia muito resposta pois estou extremamente preocupada e sou muito cuidadosa com a higiene.

Muito obrigada
Marta


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Janeiro de 2011 às 20:56
Cara Marta,

penso que não tem motivo para se preocupar, pois segundo o que sei sem meio nutritivo e em objectos inócuos os fungos não se desenvolvem.
Contudo se quiser questionar quem sabe concerteza, procure o Instituto Ricardo Jorge e questione os biólogos que saberão responder ser qualquer dúvida.

Cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


De Maria a 27 de Junho de 2012 às 22:22
Boa noite, eu tive de fazer uma cirurgia á coluna que me obrigou a estar cerca de 3 meses de cama, e fui obrigada a fazer alguma pressão sobre a unha do dedo grande do pe.
Á cerca de 2 meses que verifico que a unha não cresce e deita um pouco de pus amarelado.
Uma pedicure diz que talvez tenha um fungo pq a unha esta bastante descolada. Não doi mas é uma situação bastante desconfortavel.
Disseram-me para colocar tintura de iodo para resolver o problema.
Resulta? o que devo fazer???


De Joana a 27 de Julho de 2012 às 15:08
Olá.
Já tenho micose de unhas à algum tempo, aproximadamente 1 ano, e iniciei um tratamento semanal, com o verniz MYCOSTER: retiro o verniz com uma acetona suave, limo as unhas infetadas e coloco o verniz de novo. Tenho 3 unhas com onicomicose, julgo ser 4, pois apresenta o sintoma : cor amarelada.
Devido à vergonha pintei com cor as unhas dos pés, por cima do verniz de tratamento. Acontece que ontem, depois de tirar o verniz de cor e cortar as unhas , uma saiu, não por completo (deixando 1 milímetro branco e também uma parte da unha ficou, considero que seja a parte inferior).
Continuo a realizar o tratamento naquela unha? Quanto tempo demora a mesma a crescer?
Tenho receio que ao limar as outras unhas elas caiam, nomeadamente a unha do dedo grande do pé.

Ps: A unhas infetadas são do pé esquerdo. Já tive pé de atleta no mesmo pé.

Obrigada.


Comentar post

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds