Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Terça-feira, 4 de Setembro de 2007

Joanetes

De: Ana Cristina Mota Dias

Localidade: Oeiras

 

Tenho dores no pé direito na zona do joanete. Já se sente mesmo uma saliência. Gostaria de saber qual o melhor caminho. Obrigado.


Resposta:

 O joanete, como vulgarmente é denominado, é na realidade um crescimento ósseo (exostose) que se vai formando como consequência de um desvio do 1º dedo (Hallux abductus valgus).

 O tratamento desta patologia passa por uma avaliação biomecânica do pé, para que seja possível identificar qual a alteração estrutural do pé que está a causar o desvio do 1º dedo e consequentemente o “joanete”. Estes tratamentos passam pelo uso de ortóteses digitais que impedem a progressão do desvio dos dedos, suportes plantares (“palmilhas”) personalizadas que neutralizam a alteração biomecânica que está na base etiológica da patologia, entre outros. São tratamentos indolores que têm como principal objectivo evitar a evolução da patologia, uma vez que actua na causa da mesma e dar mais conforto e neutralidade ao pé.É necessário ter em conta que os joanetes são consequência de uma alteração da estrutura do pé, logo a intervenção a nível local do joante pode não resolver o problema definitivamente, havendo uma grande probabilidade de recidivar e por vezes de forma mais grave .

Neste momento o melhor caminho é realizar um exame físico e biomecânico do pé, afim de identificar a alteração estrutural que está na origem do “joanete” e das dores que sente.

Procure um podologista para que possa avaliar e tratar a alteração.

 


publicado por Dra. Joana Azevedo às 12:04

link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De Wadson a 8 de Março de 2010 às 16:41
Meu Joanete está chegando em um ponto que meu dedo está por cima do outro, o que está causando muita dor e até unhas encravadas. Existe algum aparelho que eu possa usar para correção deste problema?


De Dra. Joana Azevedo a 14 de Março de 2010 às 12:28
Caro Wadson,

Como pode ler na publicação acima, habitualmente o Joanete é causado por uma alteração biomecânica major do pé.

Quer isto dizer que para o correcto tratamento do joanete é necessário avaliar e diagnosticar a alteração biomecânica que está na causa do desvio do 1º dedo (Hallux Valgus) e consequentemente favorece a formação da exostose da articulação metatarso falângica do primeiro dedo ou hallux (vulgarmente designado por joante).

Após o dignóstico do pé e após descobrir qual a causa biomecânica deste joanete, podemos optar, essencialmente, por um de entre dois tratamentos ortopodológicos, ou combinar ambos.

Os tratamentos ortopodológicos mais indicados para esta alteração biomecânica são as ortóteses digitais (separadores de silicone para os dedos) e as ortóteses plantares ('palmilhas'), qualquer um dos tratamentos é realizado de forma personalizada por um podologista e 100% adaptados aos pés do paciente.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De Thaiana a 8 de Abril de 2010 às 04:12
olá Doutora tenho joanete nos dois pés por conta de um problema físico que tenho desde que nasci e a joanete está aumentando muito. Tenho muitas dores nos pés. Eu gostaria de saber se os corretivos para joanete podem ajudar ou não, pois já me falaram que eles só ajudam a corrigir na fase de crescimento e como já estou com 28 anos não adianta mais. Qual a sua opinão doutora?
Aguardo uma resposta, obrigada!!!


De Dra. Joana Azevedo a 25 de Agosto de 2010 às 10:17
Cara Thaiana,

o Joanete ou exostose da articulação metatarso-falângica do primeiro dedo, pode ter várias causas.
De um modo geral podemos distingui-las em causas extrínsecas (aquelas que não estão presentes à nascença, como o calçado inadequado) e causas intrínsecas (são congénitas e estão muitas vezes relacionadas com alterações biomecânicas como o pé plano por exemplo).

No seu caso, tal como descreve, o seu joanete é congénito ou está associado a alterações biomecânicas congénitas (que estão presentes desde o nascimento).

O tratamento destes casos passa por diagnosticar a alteração biomecânica presente e adequar o tratamento mais indicado ao tipo de alteração.

O tratamento ortopodológico mais adequado são as ortóteses plantares (vulgarmente denominadas de palmilhas) estas devem ser realizadas por um podologista/podiatra para que sejam adaptadas ao molde do seu pé.
A cirurgia também pode ser realizada, uma vez que o seu joanete é muito grande. Para além de resolver o problema estético, a cirurgia vai proporcionar uma melhor funcionalidade à articulação afectada e todo o pé vai beneficiar.

Contudo é importante que perceba que a cirurgia não substitui o tratamento ortopodológico e vice versa, pelo que mesmo realizando o tratamento cirúrgico deve utilizar os suportes plantares pelo menos durante 2 anos para garantir o sucesso do tratamento cirúrgico e minimizar a alteração biomecânica presente.

Cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


De Ana Sousa a 4 de Outubro de 2016 às 11:00
Olá Dr.ª,

Reparei que comecei a formar uma saliência óssea e consultou um ortopedista. Ele confirmou ser o inicio de um joanete. Ninguém na familia tem.
Gostaria de saber se, estando no inicio, é possível corrigir o problema com o uso de separador nocturno e diurno para o pé.

Obrigado,
Ana


De Dra. Joana Azevedo a 19 de Dezembro de 2016 às 09:30
Cara Ana,
na minha opinião é possível evitar a progressão do joanete com separador diurno, calçado adequado e tratamento ortopodológico (ortóteses plantares) para compensação/correção da alteração biomecânica do pé e membro inferior.
cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds