Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Quarta-feira, 2 de Setembro de 2009

Onicomicose na Gravidez

Boa tarde, tenho uma questão acerca onicomicoses, que pelo descrito parece ser o tenho na unha do pé há cerca de 2 ou 3 semanas. A minha questão é, estando eu grávida suponho que não possa fazer tratamento. será que o fungo pode piorar pora falta de tratamento e/ou alastrar para outras unhas? E será que há algum tratamento alternativo que possa aplicar?
Agradeço a sua ajuda!
 
Sandra Santos
Ericeira 

 

Cara Sandra,

O tratamento das onicomicoses, passa pela aplicação de um medicamento antifúngico ou antimicótico e também pela limpeza das unhas em consultório de Podologia.

O procedimento clínico de limpeza é tão importante quanto a aplicação do medicamento, uma vez que retira grande parte da unha afectada, facilitando o seu crescimento saudável mais rapidamente. É um procedimento semelhante a retirar uma cárie de um dente, só após a limpeza do dente é possivel tratá-lo convenientemente.

Este procedimento clínico de limpeza pode e deve ser feito em grávidas não tem qualquer problema ou risco para a saúde da mãe ou do bébé. E impede que a micose continue a alastrar e a desenvolver-se.

Quanto ao tratamento medicamentoso, os antifúngicos que contêm químicos na sua composição não podem ser utilizados durante a gravidez e o periodo de amamentação. Contudo hoje em dia já existem produtos completamente naturais provenientes de plantas que também são eficazes no combate aos fungos e podem ser utilizados de forma segura pelas grávidas.

 Pelo que pode perceber esperar para tratar a sua onicomicose é um erro, pois vai permitir que o fungo alastre e contamine cada vez mais as suas unhas.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


 


publicado por Dra. Joana Azevedo às 17:37

link do post | comentar | favorito

10 comentários:
De lais a 1 de Outubro de 2009 às 01:37
tenho pé chato..e pra variar meu pé esta me dando muita dor e ainda por cima fica escuro..como c o sangue não circulace ..oq devo fazer..cirurgia ..tratamento ..e que tipo de caçados devo usar pq sandalias saõ impossiveis de adaptar aos meeus pés.


De Dra. Joana Azevedo a 9 de Outubro de 2009 às 14:51
Cara Lais,

pela descrição que faz do seu problema parece-me que pode ser um transtorno vascular (alteração circulatória). Pelo que me parece mais sensato consultar um especialista em medicina vascular.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De marcia alves lima a 17 de Fevereiro de 2010 às 22:21
OLÁ! SOU PODOLISTA AQUI NO BRASIL, E GOSTARIA QUE ME AJUDASSE COM UMA PESQUISA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE A QUAL ESTOU TERMINANDO DE CURASR . SE POSSIVEL GOSTARIA QUE ME SUGERISSE UM TEMA INTERESSANTE PARA AREA DA PODOLOGIA , QUE FOSSE RICO EM INFORMAÇÕES POIS AQUI NO BRASIL AS PESQUISAS AINDA SÃO POUCAS A RESPEITOS DE TUDO AO QUE SE REFERE A PODOLOGIA . SE POSSIVEL VC TIVER INFORMAÇÃOES SOBRE ONICOORTESE DE LAMINA UNGUEAL GOSTARIA MUITO QUE ME AJUDASSE COM MATERIAL E INFORMAÇÕES. AGRADEÇO DESDE DE JÁ !! AQUI DEIXO UM GRANDE ABRAÇO E A MINHA ADMIRAÇÃO!!! MARCIA LIMA


De Lucas Sassaki a 19 de Maio de 2010 às 03:50
Você é de Nova Serrana?


De Dra. Joana Azevedo a 25 de Agosto de 2010 às 12:57
Caro Lucas,

Exerço actividade clinica na clínica Parque do Estoril e na Clínica da Beloura.

Cumprimentos
Joana Azevedo
Podologista


De marcia alves lima a 17 de Fevereiro de 2010 às 22:24
OLÁ! SOU PODOLOGISTA AQUI NO BRASIL, E GOSTARIA QUE ME AJUDASSE COM UMA PESQUISA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UNIVERSIDADE A QUAL ESTOU TERMINANDO DE CURSAR . SE POSSIVEL GOSTARIA QUE ME SUGERISSE UM TEMA INTERESSANTE PARA AREA DA PODOLOGIA , QUE FOSSE RICO EM INFORMAÇÕES POIS AQUI NO BRASIL AS PESQUISAS AINDA SÃO POUCAS A RESPEITOS DE TUDO AO QUE SE REFERE A PODOLOGIA . SE POSSIVEL VC TIVER INFORMAÇÃOES SOBRE ONICOORTESE DE LAMINA UNGUEAL GOSTARIA MUITO QUE ME AJUDASSE COM MATERIAL E INFORMAÇÕES. AGRADEÇO DESDE DE JÁ !! AQUI DEIXO UM GRANDE ABRAÇO E A MINHA ADMIRAÇÃO!!! MARCIA LIMA


De Dra. Joana Azevedo a 16 de Março de 2010 às 15:46
Cara Marcia,

Parece-me importante que seja o aluno a escolher o tema do seu trabalho de final de curso, tese ou monografia.
Um trabalho desta natureza deve reflectir as nossas àreas de maior interesse e gosto pessoal.

Posso dizer-lhe que no meu caso a monografia foi sobre Biomecânica do pé e membro inferior. É das àreas mais complexas da Podologia e uma àrea onde a Podologia é fundamental e tem um papel único, preponderante e insubstituível.

A recolha de bibiografia também deve ser algo de pessoal pois é a base da orientação do trabalho e por isso deve ter um cunho pessoal.

No meu caso escolhi bibliografia Americana, Espanhola e alguma Francesa por serem as mais recentes e actualizadas.

Os meus professores foram extremamente importantes para me orientar nesta questão pelo que me parece importante aconselhar-se com eles.

Quanto à questão da onicortese e ortoníxias, na Europa e nos Estados Unidos os Podologistas/Podiatras encaram esta técnica como ultrapassada e em desuso, pois quando a reeducação ungueal não invasiva não é suficiente o recurso a Matricectomia Parcial da Lâmina Ungueal é a técnica de eleição para o tratamento de onicocriptose.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista




De Ana a 18 de Abril de 2010 às 17:36
Boa tarde Joana

Estou grávida e tenho também uma onicomicose numa unha do pé. Fiz tratamento com verniz anti-fúngico mas não obtive melhora e quando iria começar o tratamento via oral, engravidei. O médico de família informou-me q não poderia fazer tratamento via-oral, no entanto, como pude ver na sua resposta inicial, existe tratamento com produtos naturais. Que produtos são esses? Onde posso encontrar?
Para além disso, que "rituais" de limpeza e tratamento posso fazer em casa?
Agradeço qualquer informação.
Ana


De Dra. Joana Azevedo a 25 de Agosto de 2010 às 10:38
Cara Ana,

O tratamento antifungico, ainda que natural não deve ser aplicado sem prévia observação clínica do paciente. Pelo que só pode ser aconselhado na consulta de Podologia.
É muito importante saber a história clínica do paciente para adequar correctamente o tratamento.
Quanto ao procedimento podológico de limpeza dos fungos é semelhante a uma higiene oral, pelo que só pode ser realizado convenientemente por um podologista/podiatra num consultório de Podologia.
Em casa pode realizar uma manutenção (tal como fazemos nos dentes, que lavamos todos os dias), esta higiene podológica diária deve ser adequada pelo podologista/podiatra ao seu problema.

Cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


De Margarida Seixas a 30 de Março de 2011 às 22:27
Boa Noite,
estou a amamentar e penso ter um fungo na unha do pé... pode sugerir-me algum anti-fúngico seguro nesta altura?
obrigado


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds