Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Terça-feira, 10 de Maio de 2011

Pé Plano / Pé Chato / Alterações Biomecânicas

Pergunta:


Boa tarde A minha tem 8 anos (vai fazer 9 anos em Maio) e tem pé chato. Por volta dos 3 anos detectamos que entortava os pés para dentro, mas não nos disseram que ela tinha pé chato nessa altura. Ela usou botas ortopédicas durante dois anos. Ao fim desse tempo o médico ortopedista disse que o problema estava resolvido. No entanto o ano passado começamos a notar que ela voltou a entortar os pés. Recorremos ao médico de família que a encaminhou para a consulta de ortopedia no Amadora Sintra. descobrimos que tem uma ligeira escoliose, mas o médico desvalorizou a questão dos pés.Receitou-lhe uma palmilha para compensar o desvio da coluna que usa no pé esquerdo. No entanto resolvemos consultar outro médico que nos confirmou o diagnóstico de pé chato, mas que nesta idade já não é possível corrigir. A questão é: é mesmo verdade que aos oito anos já não vamos a tempo de corrigir com palmilhas? As palmilhas terão que ser ajustadas em função de cada criança, ou o modelo standard serve (ela já calça o 36)? Este médico também nos falou da cirurgia e que a ser feita o deve ser até aos 12 anos. O que será melhor? Agradecemos os seus comentários. Estela Tomás

 

Resposta:

 

Cara Estela,

Na verdade a partir dos 7/8 anos já não se obtém uma verdadeira correcção do pé apenas com o uso de ortóteses plantares ('palmilhas').

Apesar de o último núcleo de ossificação terminar a sua consolidação por volta dos 12 anos (o segundo núcleo de ossificação do calcâneo), a ossificação está praticamente estabelecida e consolidada por volta dos 7 anos de idade em quase todos os ossos do pé.

Quanto à questão que coloca sobre se as palmilhas devem ser adequadas em função de cada criança, a resposta é: sim.

Os suportes plantares devem ser feitos mediante a obtenção dos moldes plantares da criança.

Para que se perceba a importância de um molde bem executado é frequente dizermos que o molde adequado garante o sucesso do tratamento.

Para além de permitir eventuais correcções ou compensações necessárias para o tratamento, o molde plantar permite reproduzir os pés do paciente e desta forma garante que os suportes plantares ('palmilhas') sejam 100% adapatados aos pés do paciente.

Quanto à última questão que coloca, se é melhor cirurgia ou suporte plantar.

Penso que até à idade de uma possível cirurgia (por volta dos12 anos de idade) deve recorrer ao tratamento ortopodológico (suportes plantares) executados por um Podologista/Podiatra.

Se a situação se mantiver por volta dos 12/14 anos de idade e implicar alterações biomecânicas significativas para a estática e dinâmica do pé e do membro inferior, pode ser aconselhada a cirurgia.

Contudo, se as alterações biomecânicas se revelarem pouco significativas pode optar por permancer com uso do tratamento ortopodológico (suportes plantares), evitando o recurso a um tratamento mais invasivo como é o caso da cirurgia.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista





publicado por Dra. Joana Azevedo às 22:04

link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Dav ♥ a 21 de Agosto de 2011 às 19:00
Ola, você não é aquela drª. que apareceu no boa tarde à 4 dias?? A falar daquele calçado que é o melhor ou o pior para o pé??


De Mário Rui Simões Rosa a 2 de Janeiro de 2012 às 14:25
Boa Tarde Dra

Tendo visto a sua opinião em relação ao pé chato, bem como as dúvidas da sra Estrela, pergunto o seguinte:
A minha filha tem 10 anos e tem pé direito chato e na opinião de 2 especialistas que consultei, sendo o ultimo do curry cabral, ambos aconselham a cirurgia.Consiste na colocação de um parafuso.De acordo com o que me dizem, não tem riscos.O pé cresce normal e poderá fazer a vida normal, bem como desporto.Mas tenho algumas reservas.Apesar de quanto mais novos, mais fácil a recuperação.O que me aconselha?

Desde já o muito obrigado

Mário Rui


De dentista tijuca a 6 de Março de 2012 às 02:33
Grandes informações, serão de grande utilidade!


De msn 2007 a 6 de Março de 2012 às 02:34
Quem tem isso não pode entrar na Marinha aqui no Brasil, uma pena ;(


De Sandra a 12 de Outubro de 2015 às 14:55
Por favor as palmilhas servem só para aliviar as dores ou melhora tbm a parte estética.nao sinto dores nós pés(tenho pé chato)nao me sinto avontade em usar sapatos baixos pois deformam e nao fica uma boa visao.sera q a palmilha ajudaria a disfarçar essa deformidade?grata.


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Abril 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds