Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011

Podologistas/Podiatras

Apercebo-me diariamente que os pacientes têm dúvidas sobre qual o termo correcto para designar o Profissional de Sáude responsável pelo Estudo, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Pé.

 

Actualmente a designação correcta para os Profissionais de Saúde com Grau Académico de Licenciatura em Podologia é Podologistas e para os Profissionais de Saúde com Grau Académico de Mestrado em Podologia é Podiatras.

 

Em Espanha ainda se utiliza a designação Podólogo para o profissional de saúde com Grau Académico de Licenciatura em Podologia, mas é uma característica própria da língua espanhola. É como no caso da palavra Dermatologista que em espanhol sofre uma modificação para Dermatólogo. Podólogo é um termo espanhol, em portugal denomina-se podologista, mas é necessario que haja uma forma de identificar à população Portuguesa quem são os podologistas e ou podiatras, reconhecidos e atualmente existe uma associação portuguesa de podologia que indica quem são os profissionais creditados e recomendados para o exercicio da profissão de podologista e/ou podiatra.

  

Nos Estados Unidos e na generalidade dos países em que a língua mãe é o Inglês é correcto usar o termo Podiatrist ou DPM (Doctor of Podiatrist Medicine).

 

Em conclusão em Portugal podemos usar os termos Podologista ou Podiatra, pois são os mais correctos.

 

Cumprimentos,

 

Joana Azevedo

 


publicado por Dra. Joana Azevedo às 21:17

link do post | comentar | favorito

14 comentários:
De Inês Soeiro a 16 de Dezembro de 2011 às 14:54
Olá Drª!
Tenho um filho com 3 anos que nasceu com pé boto bilateral utilizou o método ponseti e está um espectáculo , ainda mantém a BAP nocturna. Mas estou grávida de 24 semanas e foi diagnosticado pé boto também a este novo rebento (unilateral)! É comum?
Obrigada. Inês


De city tour rio de janeiro a 6 de Março de 2012 às 02:29
Legal, post interessante e grande blog.
Parabéns!


De Fiscomed Equipamentos a 23 de Abril de 2012 às 14:42
Parabéns pelo blog..
muito bom


De Dra. Joana Azevedo a 6 de Maio de 2012 às 08:34
Muito obrigada.

Bem haja

Joana Azevedo
Podologista


De Argila Rosa a 1 de Julho de 2018 às 19:43
Gostei muito do que foi dito. Recomendo aprender sobre os benefícios das argilas para a pele. A argila rosa, em especial é mto boa para os pés.


De ursula liba a 15 de Maio de 2012 às 23:25
Olá!Fiz recentemente a cirurgia do hallux valgus e gostaria de compartilhar com você minha experiência no ursulaliba.blogspot.com.br. Abraços!


De maria marum a 4 de Maio de 2013 às 00:41
Querida Joana, vc me inspira!
Amo seus artigos e muito os leio para alastrar a base de meu conhecimento. Uma ressalva: no Brasil. hj, já temos curso em andamento de 3 anos a nível de Bacharelado. Iniciou-se em Janeiro de 2012. Sou formada em nível Superior na área Tecnologia. Sou Tecnologa em Podologia e também Bacharel em Estetica e Cosmetologia pela Universidade Anhembi Morumbi. Fico encantada com seu modo de tratar a profissão. Gostaria de ter um dia, a oportunidade de conhece-la pessoalmente. Um curso em Portugal seria bem vindo. Quem sabe. Bjs. Mais sucesso ainda pra vc.


De Dra. Joana Azevedo a 19 de Maio de 2013 às 16:17
Cara Maria,

Desde já agradeço o seu comentário, que muito apreciei.

Tomei conhecimento do curso superior de Podologia no Brasil pelo Dr. Armando Bega, que esteve no passado mês de Abril no Congresso Nacional de Podologia em Portugal. É um grande passo e um novo caminho que se abre no estudo e conhecimento da Podologia no Brasil. Faço votos para que ainda evoluam mais e possam ter licenciatura e mestrados como em Portugal.
Muitos parabéns e esparamos que um dia Portugal e Brasil possam trabalhar lado a lado e enriquecer mutuamente os seus conhecimentos.
Bem haja.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De maria eugenia a 19 de Maio de 2013 às 16:42
Minha querida,
prof.Ms Armando Bega é o Coordenador do curso superior de Podologia da Universidade Anhembi Morumbi, e foi meu prof. também durante todo o curso. Grata por ter-me respondido. Grande abraço. Maria Eugenia.


De Otavio Rodrigues a 25 de Junho de 2015 às 18:27
Bom dia, meu nome é Otávio Rodrigues sou Enfermeiro Podiatra e trabalho com futebol a 11 anos.
Sobre a Podologia qui no Brasil temos:
Podólogo: curso técnico 2 anos
Podologista: Graduação 4 anos (são poucos ainda)
Enermeiro com Pós graduação em podologia 4 anos de Enfermagem e 18 meses de pós graduação. (são poucos ainda)

Dr. Joana gostaria de um contato seu para podermos conversar um pouco mais sobre a Podiatria, cursos e novidades ligadas a área.

Obrigado!


De Otavio Rodrigues a 25 de Junho de 2015 às 18:52
Desculpas, Enfermeiro com Pós Graduação em Podiatria Clínica.
E a Graduação em Podologia são 3 anos.


De Dra. Joana Azevedo a 21 de Outubro de 2015 às 10:10
Caro Otavio,
o meu endereço de email é joana.m.azevedo@sapo.pt
Cumprimentos,
Joana Azevedo
Podologista


De Cida Santos a 5 de Abril de 2017 às 01:55
Olá!
Dra Joana, meu nome é Cida sou podóloga aqui no Brasil e vi no seu site que explica o termo podólogo, aqui no Brasil já temos formação acadêmica de ensino superior e já usamos o termo podologista como aí na Espanha. Eu sou técnica em podologia com experiencia de 10anos e também fiz o curso superior de Bacharel em podologia com duração de 3 anos na Universidade Anhembi Morumbi.
Um abraço.
Cida- podologista


De Anselmo J Cunha a 24 de Janeiro de 2018 às 15:19
A diferença e que um podiatra nos Estados Unidos, e cirurgiao em portugal nao.


Comentar post

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds