Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Domingo, 16 de Setembro de 2012

Podologia: Rastreios gratuitos na cidade do Porto

 Com o objetivo de promover a saúde dos pés, a Associação Portuguesa de Podologia (APP) vai realizar, a 22 de Setembro, no Parque da Cidade do Porto (junto ao Pavilhão da Água), rastreios gratuitos à população. Entre as 10h e as 18h, uma equipa de especialistas vai realizar exames, dar conselhos úteis e responder a dúvidas relacionadas com os pés.
O objetivo desta iniciativa, passa por ajudar as pessoas a cuidarem da saúde dos pés e a tomarem consciência da sua importância. O rastreio podológico contempla a realização de avaliação clínica e estudos biomecânicos computorizados, que permitem avaliar a presença de algumas patologias ou fatores predisponentes da patologia do pé.
Demasiado tempo de pé, calçado inadequado e alterações de postura e de apoio plantar podem ser a origem de patologias limitativas - como lombalgias, ciatalgias, gonartroses, tendinopatias, fasceites plantares, esporões do calcâneo, joanetes ou dedos em garra - que podem ser prevenidas com um correto desempenho do pé e do aparelho locomotor.
Manuel Azevedo Portela, presidente da APP, explica, em comunicado de imprensa, a importância deste tipo de ações afirmando que, “apesar de nem sempre lhes darmos valor, a verdade é que os pés são a base de apoio, de equilíbrio e de funcionamento de todo o corpo humano".
"No entanto, as estatísticas indicam que 80% da população adulta não tem este fator em consideração, acabando por sofrer de algum tipo de problema podológico”, acrescenta.
De acordo com a associação, os Portugueses não estão sensibilizados para a importância das doenças dos pés, e por isso não os tratam devidamente. Neste sentido, os rastreios são uma excelente oportunidade para prevenir e alertar a população para a preponderância da saúde dos pés.
“A patologia do pé é altamente limitativa, estimando-se que possa atingir cerca de 50% da população ativa”, acrescenta ainda Manuel Portela, alertando que “algumas destas patologias podem ser prevenidas, diminuindo-se assim a incapacidade de trabalho e as despesas com a segurança social”.

 

Fonte: boasnoticias.pt


publicado por Dra. Joana Azevedo às 20:55

link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De cvc a 12 de Março de 2013 às 01:09
Adoorei a mateira, você escreve muito bem. obrigado por compartilhar!

Maria Joaquina, brasileira e mãe.


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril e em Oeiras.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)

Clínica Navegantes
Tel. 214412533
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 14A 2780-240 Oeiras
(junto da biblioteca de Oeiras e dos SMAS - Serviços Municipalizados de Oeiras)

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds