Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007

Verrugas / Papiloma Vírus

Nome: ana quental

Localidade: queluz

Pergunta: Há cerca de dois meses que me apareceu um calo(?) na planta do pé, bastante doloroso. A minha pedicure diz que no interior do calo tenho um cravo ou verruga e por isso é que me doi bastante. Ela tem queimado a zona afectada mas o certo é que me continua a doere o calo mantém-se. Ela diz também que não devo aplicar nenhum produto para os calos, mas sinceramente o tratamento também não tem dado resultados. O que me aconselha? Obrigada Ana Quental

*******

RESPOSTA:

Em primeiro lugar é necessário definir claramente o diagnóstico: ou tem um calo, ou tem uma verruga.

Se estivermos na presença de uma calo, o tratamento é bem diferente do que se realiza na presença de uma verruga.

Um calo é um excesso de queratinização da pele que se localiza em zonas de pressão e/ou fricção. Uma verruga é um vírus e, por isso, é contagiosa. Quanto mais tempo deixar evoluir a situação, maior é a probabilidade de contagiar outras pessoas ou de sofrer autocontágio provocando novas lesões.

Qualquer uma destas alterações requer os cuidados especializados de um podologista. Aconselho-a assim a procurar rapidamente um podologista, que lhe fará o correcto diagnóstico da lesão e lhe indicará o melhor tratamento e cuidados que deve seguir.


publicado por Dra. Joana Azevedo às 13:19

link do post | comentar | favorito

11 comentários:
De Verrugas a 19 de Dezembro de 2007 às 22:37
Espero que puedas encontrar información que te sea de utilidad en:
http://www.verrugas.8m.com


De maria cristina a 30 de Setembro de 2008 às 00:57
quando aparece verrugas nos dedos das maos em todos,oque fazer


De valeria a 16 de Dezembro de 2008 às 20:46
Olá, há mais ou menos 6 meses apareceu em meu pé esquerdo um "cravo" ( o médico me explicou que este era o nome dado a um tipo de verruga que nasce nos pés) e que o melhor seria retirá-lo cirúrgicamente e depois fazer tratamento com podólogo e ortopedista, mas como estava trabalhando , deixei para fazer a cirurgia nas férias, porém há três semanas este cravo se multiplicou, somete no pé esquerdo tenho outros 14 bem pequenos e muito doloridos e no pé direito tenho mais dois. Fiz uma cirurgia para retirar o primeiro que apareceu e mandar o material recolhido para biópsia. Estou assustada , pode ser algo malígino, se não for ( creio em Deus que não seja) quais tratamentos seriam possiveis? terei de retirar todos cirurgicamente ?( a cirurgia é muito ruim pois a anestesia dói muito). Os resultados dos exames (sangue e biopsia) ficam prontos em 20 dias.


De Dra. Joana Azevedo a 12 de Janeiro de 2009 às 15:20
Cara Valeria,

Antes de mais devo tranquilizá-la, porque as verrugas ou papiloma virus, são neoplasias benignas, não se tornando lesões malignas.
Quanto ao aparecimento de multiplas lesões após ter adquirido a primeira, que se denomina de verruga mãe, é algo que acontece com frequência quando a verruga mãe não é tratada.
O tratamento para estas lesões múltiplas é um tratamento químico, baseado na aplicação de ácido nítrico.
É, normalmente, bastante eficaz e deve ser realizado por podologistas.
Trata-se de um tratamento quase indolor e não limita a vida do paciente.
Este tratamento consiste na aplicação semanal do dito àcido nítrico, antecedida pelo desbridamento mecânico da camada superficial da pele, até que as lesões desapareçam por completo.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De Carolina Assis a 10 de Agosto de 2009 às 05:53
Olá ... eu tenho 14 anos , e desde os 12 anos surgiu uma bolinha no meu pé , quando fazia unha do pé , sempre lixava bastante encima da " verruga " e tirava um pouco com alicate. Mas no final de 2008 , minha mãe me levou numa dermatologista e ela disse que era uma verruga , e passou um remédio , tipo um ácido , chamado Duofilm , não fez muita diferença , a minha verruga é na sola do pé e embaixo do dedão mas nasceu mais uma ao lado do dedão que está pequena , as verrugas do dedão estão pequenas , mas tem mais ou menos o mesmo tempo desde que surgiram. Me diz o que eu poderia fazer pra tirar essa verruga ? Muito obrigada Dra. Joana ...


De Dra. Joana Azevedo a 10 de Agosto de 2009 às 10:18
Cara Carolina,

As verrugas são vírus que se instalam numa camada da pele que se chama derme papilar, é por este motivo que o seu nome científico é papiloma vírus.

O tratamento de um papiloma vírus com 2 anos de evolução, localizado no pé, normalmente não é muito demorado, mas requer alguns tratamentos á base de ácidos, como o ácido nítrico, o ácido tricloracéptico ou o ácido salicílico (duofilm).

Este tratamento é quase indolor e não limita a vida do paciente, quando feito por podologistas.

Cumprimentos,

Joana Azevedo


De celeste pereira a 18 de Abril de 2012 às 16:13
Tenho uma verruga à 4 anos e ando a tratar com pomadas, congelamento e cada vez está pior e o que me está a preocupar é já passou para os dedos e mãos, e dói bastante ao caminhar e mesmo quando em repouso sinto tipo fisgadas desde a verruga até aos dedos dos pés.ando nn dermatologia e até agora nada de resultados.


De Dra. Joana Azevedo a 6 de Maio de 2012 às 08:47
Cara Celeste,

Existem diferentes tratamentos para as verrugas plantares ou papiloma vírus.

Habitualmente, em Podologia usa-se o tratamento químico, pois é indolor ou pouco doloroso e não limita a vida do paciente.
Este tratamento tem uma elevada taxa de sucesso e consegue remover a verruga na totalidade na maioria dos casos.

Contudo existem outros tratamentos, nomeadamente tratamentos por agentes físicos(como o laser e a crioterapia) e cirúrgicos.

E até a homeopatia tem ajudado nestes casos.

Como vê ainda tem muitas alternativas.

Cumprimentos,

Joana Azevedo
Podologista


De Celeste Pinheiro a 21 de Setembro de 2012 às 04:18
Olá,
Há mais ou menos 15 anos atrás apareceu um cravo no meu pé, e doía muito a ponto de não conseguir colocar o pé no chão e chorar de dor. Fui ao médico que fez uma pequena cirurgia no meu pé e retirou o cravo, onde ficou um buraco enorme...com o tempo fechou, mas hoje é como se o cravo tivesse voltado...dói quando piso em cima de algo tipo uma quina ou um objeto com ponta. E tem uma mancha dura do tamanho de uma moeda pequena.
O cravo quando retirado pode voltar a crescer? E cravo dói mesmo tanto assim?

Obrigada!


De Nely a 9 de Abril de 2014 às 16:43
Boa tarde,

Tinha um cravo num dedo da mão que apesar de ter tentado curar com os acidos recomendados por varios medicos, so consegui cura-lo com uma indicaçao do Dr. Oz cobrindo o cravo com fita cola durante varios dias. Supostamente a falta de ar é que mata o vírus.
No entanto, por contagio, ainda tenho 1 cravo q se encontra localizado por baixo de uma unha, bem na borda.
Já fiz tratamentos com acido, com laser para queimar, com gas congelado (tudo no hospital), mas nada resolveu.
Agora tenho estado a tentar usar a técnica da fita cola. Reparo que o vírus não gosta e fica mais activo qdo faço isso. Pretendo continuar com esta técnica da fita cola, mas dura mto tempo e por ser debaixo da unha é bem mais difícil de tratar.

Tem alguma sugestão para mim?
Já ouvi falar de técnicas de hipnose para tratar cravos, mas não há nenhum medico que o faça aonde eu moro.

Mtos Cumprimentos,
Nely


De Célio Jesus a 17 de Janeiro de 2015 às 15:55
Olá, boa tarde. há 3 meses me apareceu algo no pé( embaixo no calcanhar). Uns dizem ser calo outros cravo, não sei ao certo. comecei a cortar camadas e usei um medicamento liquido que queimou a regia avermelhada, no entanto continuou a a doer. O que poderá ser e o que eu devo fazer? Obrigado! me ajudem respondendo por favor. Isso tem me incomodado demais, vivo a tomar anti-inflamatório pra poder trabalhar em pé o dia todo.


Comentar post

Dra. Joana Azevedo
Podologista
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Especialização no New York College of Podiatric Medicine (NYCPM). Exerce actividade clínica desde 2003 com cédula profissional nº 128 da Associação Portuguesa de Podologia. Membro fundador do Núcleo de Podologia da ESSVA. Podologista do canal Sapo Saúde desde 2005. Actualmente tem consultórios no Estoril.

logo new york college of podiatric medicine-1
Consultórios:

Clínica Parque do Estoril - Grupo Cordeiro Saúde
Tel. 219236381
Av. Aida, 153 Lj - 2765-187 Estoril
(em frente ao jardim do casino, a 50m da estação da CP do Estoril)



Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Vídeos

Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds