Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007

Pé Diabético / Diabetes

Nome: Júlia Alves Menezes

Localidade: aroeira

Pergunta: Sou diabética, ainda só tomo o RISIDION 1OOO (comprimidos).Quais as precauções que devo ter em relação aos meus pés?Tenho quase sempre os calcanhares gretados,apesar de "besuntar"os calcanhares com o CREME GORDO DA BARRAL.Será que me podem ajudar? Os meus diabétes rondam os 160/170. Obrigado.

*********

Resposta:

É muito importante que se mantenha informada sobre a sua doença e siga todos os cuidados necessários para minimizar os riscos que ela acarrecta.

Deve ser seguida por uma equipa multidisciplinar que lhe transmitirá os cuidados gerais a ter com a alimentação, medicação, vigilância, controlo da glicemia, etc. A este nível certamente que o seu médico de família a poderá ajudar.

Os pés são uma das partes do corpo mais importantes para o paciente diabético, requerem cuidados especiais e específicos para a manutenção da sua integridade e como tal desta equipa deve constar um podologista.

O facto de ter “quase sempre os calcanhares gretados” é motivo para procurar um podologista que a poderá ajudar a solucionar este problema.

O tratamento incluirá a intervenção do podologista a nível do local da alteração, bem como o tratamento continuado em casa que poderá incluir o uso de cremes queratolíticos ou emolientes, próprios para este tipo de situação.

Aconselho-a a procurar tratamento o mais rapidamente possível para que esta situação não se complique.

 

Aqui ficam os principais cuidados a ter com os seus Pés:

ü       Observe diariamente os seus pés e a planta, o calcanhar e os espaços entre os dedos, para ver se há zonas de cor diferente, bolhas, fissuras, calosidades, inchaço... Se não lhe é possível fazê-lo, por dificuldade na posição, use um espelho e se tem dificuldade de visão peça auxílio a outra pessoa.

ü       Lave os Pés todos os dias, durante 2 ou 3 minutos, usando sabonete neutro e água tépida (verifique sempre a temperatura da água) e não os “ponha de molho”. Seque-os muito bem, em particular nas zonas entre os dedos. Aplique um creme hidratante na planta e no dorso, (não entre os dedos), massajando bem.

ü       Use uma lima de cartão para desgastar as unhas, movimentando-a em linha recta de um lado para o outro.

ü       No verão não use sapatos sem meias.

ü Use meias de algodão ou lã, sem costuras e que não apertem nas pernas

ü       Nunca ande descalço, de forma a evitar lesões ou alterações na pele.

ü       Com frio não aqueça os pés com botijas, nem muito próximo de aqueçedores, lareiras ou outras fontes de calor.

ü       Antes de calcar os sapatos, verifique com a mão, se não há qualquer objecto dentro deles.

ü       Use sapatos confortáveis, adaptados ao seu pé, de forma que não haja zonas apertadas ou em que se exerça pressão excessiva. Os sapatos fechados protegem mais os pés, quer de “batidas ou topadas” quer de pedras ou areias.

ü       Nos calos não use calicidas nem outros produtos semelhantes.

ü       O cigarro prejudica seriamente a circulação sanguínea.

ü       Consulte um Podologista regularmente de forma a prevenir qualquer tipo de alteração patológica. Lembre-se que a prevenção é o melhor tratamento, especialmente se é diabético.

Se quizer saber mais sobre a diabetes pode consultar os artigos desta linha podológica, onde vai encontrar mais informações sobre este tema.


publicado por Dra. Joana Azevedo às 14:30

link do post | comentar | favorito

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds