Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Terça-feira, 16 de Outubro de 2007

Frieiras/Eritema Pérnio

As frieiras também denominadas de eritema pérnio são causadas pelo frio, ou pelas descida de temperatura acentuadas.
Pensa-se que as frieiras são hereditárias, surgem em indivíduos jovens principalmente do sexo feminino e desenvolvem-se nos meses frios, desaparecendo espontaneamente quando a temperatura ambiente sobe.
A melhor forma de tratamento é prevenir o seu aparecimento. Pode e deve adoptar algumas medidas preventivas, tais como:
·         A climatização do ambiente, de modo a manter a temperatura amena, as frieiras melhoram com o calor pouco intenso.
·         O uso de roupas adequadas que mantenham o corpo quente (calças, meias, luvas, gorro, etc. As fibras naturais como a lã são particularmente adequadas).
·         O exercício físico e a massagem suave da zona afectada activam a circulação sanguínea e aumentam a temperatura corporal.
·         Deve evitar a exposição das extrimidades afectadas a fontes de calor muito intensas.
·         Não devem ser aplicados fármacos com cortisona, uma vez que produzem vasoconstrição secundária, agravando ainda mais o problema circulatório que está na base desta patologia.
 Para os casos mais graves o tratamento aconselhado passa pelo uso de fármacos vasodilatadores periféricos que activam a circulação superficial das extremidades

publicado por Dra. Joana Azevedo às 11:58

link do post | comentar | favorito

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds