Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Domingo, 13 de Janeiro de 2008

Calos/Calosidades

Nome: ALDINA ISABEL CUNHA PEREIRA
Localidade: SENHORA DA HORA
Telefone:
Email: aldinapereira@sapo.pt
Pergunta: ganho uma pele muita dura debaixo do pé perto dos dedos, quer ande de sapatos rasos como de saltos e todos os dias ponho creme, quando vou arrajnar os pés dizem que é de ter uma pele muita fina e sensivel.è verdade? não haverá nada para remediar o mau estar? Obrigada
RESPOSTA:
A pele dura que ganha na planta dos pés é queratina em excesso e denomina-se Hiperqueratose.
O processo de formação desta hiperqueratose pode ocorrer por pressão ou fricção anormais e trata-se de um mecanismo natural de defesa da própria pele em resposta a estas situações.
É frequente aparecerem na zona que descreve (perto dos dedos). Trata-se da zona metatarsal, onde estão situadas as cabeças metatársicas e corresponde a uma zona de pressão ou apoio do pé.
Alerto-a para o facto de que a remoção continuada da calosidade sem o devido tratamento e o uso de limas, lixas ou pedra-pomes, bem como os saltos altos, nada contribuem para a resolução do problema uma vez que induzem estimulos nocivos na pele, levando ao seu engrossamento como forma de protecção e defesa dessas agressões.
É possível tratar esta alteração através de um tratamento adequado, pelo que aconselho uma consulta com um podologista.

publicado por Dra. Joana Azevedo às 18:07

link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De denise neto a 25 de Setembro de 2008 às 16:42
eu tenho um grande complexo com os meus pés, pois tenho muitos calos, e não consigo usar chinelos, sandálias e outros sapatos "mais abertos" devido a este meu complexo.
como me pode ajudar?
ja estou desesperada porque ja usei um creme calicida, mas depois do calo sair a pele não voltou ao seu tom natural, então parecia uma pessoa com duas peles.
por favor, ajude-me


Comentar post

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds