Bem-vindo(a) à Linha Podológica. Aqui poderá expor as suas questões e obter informações úteis sobre Podologia, a ciência da área da saúde humana responsável pela investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do pé e das suas repercussões no corpo humano.

Espero que este blog lhe seja útil!
Este blog foi feito a pensar na saúde e bem-estar dos seus pés. Espero que lhe seja útil! Compostos por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos, os pés são o alicerce de todo o corpo, e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor. A saúde e o bem estar dos nossos pés deve ser mais do que uma simples preocupação estética e requer os cuidados especializados de um Podologista.

Pesquisar

 

Artigos

Tags

todas as tags

Domingo, 2 de Fevereiro de 2014

Podologia, Podologistas/Podiatra. Hiperhidrose / Excesso de transpiração - Bromohidrose / Mau cheiro

Relembro uma questão pertinente que me colocou uma utilizadora da linha podológica, há uns anos atráz, que completo com informação atualizada aos dias de hoje! 

 

Pergunta: Com o tempo quente sinto os pés muito cansados, o que devo fazer para me sintir mais confortavel? Também suo muito dos pés?

 Resposta:

O calor e transpiração podem ser combatidos através do uso de sapatos amplos, confortáveis e de materiais naturais como o couro, por exemplo.

É muito importante que alterne diariamente de calçado, para que este areje e seque impedindo a instalação de microorganismos patogénicos, nomeadamente fungos.

Não é necessário ter muitos pares de sapatos, bastam 2 ou 3 para podermos alternar, mas se tem mais, melhor, pois o sapato areja mais se o usar espaçadamente.

Se usa exclusivamente um modelo (como as pessoas que por vezes têm de recorrer a calçado feito à medida ou calçado ortopédico e acabam por ter apenas um modelo que se adapta melhor às suas necessidades), pode optar por ter 2 pares iguais (ou mais) e pode alternar o calçado, mantendo a higiene e o arejamento do calçado adequados.

 

No final do banho deve ter o cuidado de secar muito bem os pés e os espaços entre os dedos, para evitar que a humidade que fica no pé se instale no calçado e mantenha o pé o húmido dentro do sapato, o que provoca a possibilidade de se instalarem fungos e uma sensação muito desconfortável.

O uso de meias de fibras naturais (algodão ou lã) é muito importante. Ao contrário do que se possa pensar, permite a manutenção da secura do pé, uma vez que absorve a humidade da transpiração e desta forma mantem o pé seco e confortável, impedindo também a sensação de queimadura dos pés.

 

O recurso a pós e/ou sprays apropriados que se encontram à venda em farmácias (ou que podem ser aconselhados pelo seu podologista, em fórmulas magistrais), são muitas vezes eficazes para controlar este tipo de situações, pois são desodorizantes e refrescantes e actualmente existem alternativas seguras aos antitranspirantes, uma vez que podemos encontrar desodorizantes e refrescantes sem alumínio e outros apenas com componentes naturais, o que os torna seguros para praticamente toda a população.

 

Já existem aparelhos de esterilização de calçado que também permitem manter a higiene e o calçado livres de fungos, bactérias e vírus e mantém o calçado seco e sem cheiros, (mas lembre-se que não substituem os cuidados anteriormente descritos).

 

Se mesmo assim as alterações persistirem aconselho-a a procurar um podologista.

 

Cumprimentos,

Joana Azevedo

Podologista

 

 


publicado por Dra. Joana Azevedo às 21:47

link do post | comentar | favorito

Novembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Ligações

blogs SAPO

subscrever feeds